TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Alagoas é o estado mais homicida do país:

Por LUIZ FLÁVIO GOMES (@professorLFG)*
**Com base nos dados do Datasus (Ministério da Saúde) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Instituto Avante Brasil (iAB) constatou que, com uma taxa de 66,8 mortos por 100 mil habitantes, o Alagoas é o estado mais homicida do paísO calculo advém do número total de homicídios de 2010, qual seja 2.086, num universo de 3.120.494 habitantes. Mas esta atual realidadenem sempre foi assim.

No ano de 2000o Alagoas ocupava o 11º lugar dentre os estados mais violentos do país, já que naquele ano apresentava uma taxa de 25,6 mortos a cada 100 mil habitantes (Mapa da Violência 2012 –Os novos padrões da violência homicida no Brasil). No ano questão, era o estado de Pernambuco que liderava como o estado mais homicida do país (apresentando uma taxa de 54 mortos por 100 mil habitantes), caindo, em 2010, para a 5ª posição, com uma taxa de 39,2 mortos a cada 100 mil habitantes. 

Assim, entre os anos de 2000 e 2010, houve, em Alagoas, um crescimento percentual 160,4% na taxa de homicídios a cada 100 mil habitantes, um aumento expressivo, que contribuiu para colocá-lo em primeiro lugar no ranking de mortes violentos do país (Acompanhe o crescimento de homicídios no país nos últimos trinta anos acessando nosso delitômetro).

Portanto, a partir do mapeamento e delimitação de onde a violência incide com maior destaque, é possível traçar planos e ações de enfrentamento e prevenção. Este deve ser o cunho de pesquisas e estatísticas nacionais: contribuir na identificação e combate às causas do problema.

*LFG – Jurista e cientista criminal. Fundador da Rede de Ensino LFG. Codiretor do Instituto Avante Brasil e do atualidadesdodireito.com.br. Foi Promotor de Justiça (1980 a 1983), Juiz de Direito (1983 a 1998) e Advogado (1999 a 2001). Siga-me nas redes sociais: www.professorlfg.com.br.

**Colaborou: Mariana Cury Bunduky - Advogada e Pesquisadora do Instituto Avante Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.