TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Principais pratos da mesa do brasileiro, arroz e feijão têm disparada de preços em 2012:



Brasileiros ficam preocupados com a disparada de preços do arroz e do feijão
O prato mais tradicional da culinária brasileira — o arroz com feijão — está mais salgado para o brasileiro em 2012. Desde o início do ano, o feijão ficou 49,25% mais caro, enquanto o arroz teve alta de 5,5% no mesmo período. 
Os dados são do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quarta-feira, dia 06 de Junho. 
Somente em maio, o feijão ficou 9,1% mais caro, aumento um pouco menor que os 10,23% registrados em abril. O motivo para a alta do produto é a oferta menor, motivada pela safra ruim nas regiões produtoras, que sofreram o clima. Houve ainda a redução da área plantada, destaca o IBGE. 
No caso do feijão-carioca, comum nos supermercados brasileiros, a alta acumulada em 2012 chega a 58%. O feijão-mulatinho subiu ainda mais: 61%. 
O arroz também teve alta expressiva em maio, 2,11%, acima da elevação de 0,44% em abril. As razões, no entanto, não foram informadas pelo IBGE. 
As hortaliças e verduras também estão mais pesadas no bolso do brasileiro, já que acumulam alta de 15% desde o início do ano. A alface subiu 17% e a couve-flor, 33,3%. 
Outros produtos usados em praticamente todas as casas brasileiras também acumulam aumentos expressivos este ano, casos do óleo de soja (9,7%) e frutas em geral (5,57%). Vale destacar as altas da manga (27,12%) e da banana-prata (10%). 
Por outro lado, as carnes estão mais em conta este ano e, desde janeiro, já ficaram 5% mais baratas. O filé mignon está 15% mais leve no bolso do brasileiro e o alcatra, 8%.
Nesta quarta-feira, o IBGE informou que a inflação oficial subiu em ritmo menor e atingiu 0,36% em maio. As reduções dos custos com transportes, despesas pessoais e comunicação puxaram o aumento menor no mês passado. No ano, a alta geral dos preços está em 2,24%. 

Fonte: asemana.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.