TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Riachão: Chuvas voltam a cair e trazem esperança em região castigada pela seca.

image
Chuvas caíram na sede de Riachão e nas comunidades rurais 



Nesta segunda-feira (04) os moradores de Riachão do Jacuípe e regiões circunvizinhas tiveram motivos de sobra para comemorar o retorno da chuva, que veio interromper um longo período de estiagem.
A nossa reportagem buscou informações em diversas comunidades rurais de Riachão, onde constatamos ter chovido em pelo menos trêze localidades diferentes.

Na Mandaçaia, choveu aproximadamente 20 milímetros, a mesma quantidade da Lagoa do Canto I. Na região de Baixa Nova o volume de água nas represas, tanques ou em açúdes ainda é bem maior em relação às comunidades citadas primeiro.

Em Pedrinhas (Riachão) também choveu. Com cerca de quinze dias certamente os produtores poderão alimentar seus rebanhos com o próprio capim natural, que é rico e indispensável para o consumo animal.

No Bom-Jardim, Paquetá e São Francisco também choveu e fez água nos tanques para seis meses. Já nos povoados de Salgado, Ponto Novo, até as imediações da Baliza, a chuva desta segunda-feira foi de 40 milímetros.

Nas Comunidades de São Lourenço, Licurí e Lagoa do Golfo a chegada da chuva foi considerada como a melhor deste período, tratando-se da quantidade, que contribuiu para que todos os riachos da região transbordassem.

Desta vez, só não choveu com grande intensidade na região de Malhador, Vila Guimarães, Baixa da Areia e Lagoa da Parede. Mas, mesmo assim, as chuvas anteriores trouxaram esperanças par essas localidades. Desta vez, serviram para conservar o solo úmido e fresco, capaz de receber os grãos para serem colhidos no final da safra.

Sacraiu chega com água

Mas a grande novidade, além da alegria das chuvas, foi que o Rio Sacraiú trouxe bastante água, um sinal de que o líquido precioso também caiu em outros município da Bacia do Jacuípe e do Sisal.

Primeiras chuvas

As primeiras chuvas na região chegaram no dia 19 de maio, um dia de sábado. Naquela oportunidade, a temperatura caiu em todo o municipio de Riachão e na região da Bacia do Jacuipe, com o clima alternando-se durante alguns dias entre sol e chuva.

Em várias regiões as informações chegadas ao Interior da Bahia era de que as chuvas chegaram, e serviam, pelo menos, para “despontar” comida para os animais.

Em Riachão, as primeiras chuvas caíram bem na região do Descanso e nas proximidades de Tanquinho. “Lá no Descanso a chuva fez água para pelo menos 90 dias”, disse um morador da região.

De certa forma, a chegada da chuva veio tranquilizar o homem do campo, que tanto vem se esforçando para comprar água e ração para não ver seu rebanho morrer.

Por: Noroel Fernandez / Fonte - Interior da Bahia

Um comentário:

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.