TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Carga de produto tóxico assusta população de Feira de Santana:

O responsável pelo produto afirmou que o material não traz riscos e que deve retornar a Caitité, local onde é produzido ainda hoje - Por Daniela Cardoso.
Paulo José/Acorda Cidade

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Uma carga contendo urânio (produto tóxico e radioativo)  em seis caminhões e 12 contêineres, assustou a população de Feira de Santana na manhã desta sexta-feira (13). Porém o responsável pelo produto, Edil Melo Brito, tranquilizou a população, explicando que a carga não oferece riscos à sociedade.   

“Estamos seguros do ponto de vista técnico e ambiental. Esse é um material natural que não sofreu intervenção químico/físico e, além disso, existe o amparo técnico do armazenamento e das embalagens”, afirmou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Edil explicou também que a carga, que está no pátio do Batalhão da Polícia Militar, não foi apreendida. De acordo com ele, esse é um procedimento normal, que está dentro da legislação e que o Ministério do Meio Ambiente da França exige que toda carga radioativa seja solicitada a autorização com 15 dias de antecedência para ser transportada, o que não aconteceu. 
Foto: Acorda Cidade
“Ontem fui surpreendido com a informação de que o nosso transportador não havia se atentado a essa exigência. Essa surpresa fez com que eu me remetesse ao nosso plano de transporte que determina que, em uma situação de emergência, a gente procure um local seguro que normalmente é uma instalação militar, porque tem espaço e segurança suficiente”, explicou Edil.   Ele deve retornar ainda hoje deve retornar a Caitité, local onde o material é produzido. “Lá temos condições técnicas para guardar esse material”, disse, acrescentado que o produto seria exportado pelo porto de Salvador e, por isso, passou por Feira de Santana.    

As informações são do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.