TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Valente: Workshop busca soluções para a cadeia do sisal nesta terça, na APAEB.


 

image

 O evento sobre o sisal acontece na APAEB, Valente, às 8 h.

Pesquisadores, técnicos, professores universitários e secretários de Estado vão estar presentes nesta terça-feira (21) em Valente para participar do workshop “Cadeia Produtiva do Sisal – fibras naturais em tempos de sustentabilidade”.

O evento, que acontece no auditório da APAEB, a partir das 8 horas, será aberto pelo secretário da Agricultura, Eduardo Salles. Em seguida, às 8h30, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, fala sobre “Desenvolvimento do Sisal em Base Tecnológica – Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação”.

 

O workshop segue durante todo o dia com diversas palestras sobre o tema, ministradas por especialistas da Embrapa, UFBA , Seagri e Cenargen. À tarde, a partir das 14h40, acontece no local uma reunião da Câmara Setorial de Fibras Naturais do Estado da Bahia, que vai discutir e validar o acordo de cooperação do setor. No dia seguinte, 22, alguns participantes sairão para Campo Formoso, onde acontece uma vista técnica a uma área de produção e beneficiamento de sisal, a partir das 10h30.

 

De acordo com o secretário Paulo Câmera, a SECTI tem feito esforços para o desenvolvimento de processos, novos produtos e modelos de gestão voltados para a agregação de valor à cadeia produtiva do sisal. Entre as ações prioritárias está a implantação de uma biofábrica em parceria com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para produção de espécies resistentes à "podridão vermelha" e instalação de viveiros aclimatadores nas regiões produtoras.

 

“A nossa intenção é aproveitar integralmente a fibra do sisal e incorporar novos usos para o produto, como xampu contra caspa, remédio para doenças de pele, acaricidas e ração animal”, destaca o secretário, lembrando ainda que a fibra do sisal pode ser usada na indústria automobilística, nos eletroeletrônicos, em móveis e construção civil, além de servir para ração animal e produção de etanol. 

 

Fonte: Interior da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.