TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Coité – Água poluída do Açude de Itaurandi vem ‘matando’ a sede dos animais de várias cidades da região sisaleira

Com a falta d´àgua na região do sisal centenas de caminhões saem carregados todos os dias.
A política “abafou a seca”, antes de começar a campanha eleitoral o principal assunto na região sisaleira e em quase todos os municípios baianos era a seca. A tão esperada chuva ainda não veio, mas o corre-corre político fez muita gente esquecer a situação do homem do campo que continua sofrendo com os efeitos da estiagem que já é a maior dos últimos trinta anos.

Em Conceição do Coité ainda tem um manancial com uma grande quantidade de água, quem vê, diz que a seca não atingiu o município, pois ainda existe no seu comprimento mais de dois quilômetros de água e na largura aproximadamente 1 km. As águas do Itaurandi não baixam, pois recebe quase todo esgoto do centro de Conceição do Coité, que pelo fato de não ser usada, por conta da poluição, recebe os dejetos que contribui para manter o nível.
O Ministério Público em Conceição do Coité chegou a proibir as novas construções com ligações sanitárias diretos na rede de esgoto, para não aumentar ainda  mais o grave problema. Os imóveis construídos teriam que construir fossas cépticas.
Mas com a situação da seca se agravando a cada dia, essa água passou a ter uma grande utilidade pelo menos para matar a sede dos animais, e o que se vê, são caminhões pipa retirando água para levar para as propriedades rurais de varias cidades da região, segundo um dos caminhoneiros que esteve na tarde desta terça-feira,25, no açude saem mais de cem caminhões todos os dias. Cada viagem custa em média R$ 80, para tanque de 7 a 8 mil litros.
O açude de Itaurandi sempre se destacou no turismo local e no cultivo de hortaliças, mas nos últimos anos perdeu esses status e ganhou a fama de açude poluído, prejudicando bastante mais de cem famílias que vive do plantio de verdura e legumes. Para essa gente, as coisas poderão ficar melhores em breve, pois partes das residências já são abastecidas por água tratada e a embasa está implantando o sistema de abastecimento em outra área. O objetivo de muitos verdureiros é fazer a molha das hortaliças com água da embasa.
Açude de Nova Palmares está pronto para receber as chuvas
Em Conceição do Coité possui ainda os açudes que precisam ser restaurados e limpos. Da Pedra Branca, Bandiaçu, Juazeirinho e Aroeira.O único que foi limpo no município e está esperando apenas as chuvas de verão é o açude de Nova Palmares, um arrojado trabalho de parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais e Economia Solidária – SINTRAF em parceria com o Governo do Estado através do Programa Produzir da CAR.

Euclides da Cunha e Barrocas possuem tratamento de esgoto
Segundo os técnicos ainda é possível despoluir o açude de Itaurandi, mas precisa de um grande plano de ação e vontade dos governantes para buscar apoio junto aos governos estadual e federal. Duas cidades do Território do Sisal a exemplo de Barrocas a 27 km de Coité e Euclides da Cunha a 175 km já existem estação de tratamento.
Euclides da Cunha tratamento de esgoto
Conceição do Coité o açude de Itaurandi está a aproximadamente 3 km do centro da cidade e é visível o crescimento para aquele setor. Um açude com água pura e cristalina no futuro poderá proporcionar grandes investimentos a exemplo do que aconteceu com o açude de Poço Grande em Araci, a cerca de 30 km de Salgadália. Veja fotos abaixo
A prefeitura local buscou recursos e transformou o açude numa ‘réplica’ de praia, com direito a calçadão, restaurantes, barracas, banheiros públicos, segurança, parque infantil e até salva vidas. A última aquisição da Prefeitura foram dois barcos escolares que permitem a travessia dos estudantes.
Como chegar a Poço Grande:
Via Santaluz – 18 km até o distrito de Várzea da Pedra e percorre outros 16 km passando por Tapuio.
Via Salgadália – Passa por Fazenda Clários até Tapuio e percorre mais 8 km.
Via Araci – sede – 18 km na Rodovia que liga Araci a Várzea da Pedra.  
Por: Raimundo Mascarenhas // CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.