TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Tanque Grande/Serrinha – Moradores pede socorro com a situação da represa do povoado:

Em alguns locais calcula-se que a lama esteja com 3m de altura
Atendendo apelo dos moradores da comunidade de Tanque Grande, situado no município de Serrinha, o Ichu Notícias esteve na tarde desta quinta-feira 13, visitando aquela comunidade que clama por socorro devido o total abandono por parte do poder público por esta comunidade.

Segundo seu Raimundo a área da represa chega a 600m²
Devido à longa estiagem que assola toda região do semiárido baiano, à situação da represa que deu origem o nome do povoado “Tanque Grande” está sendo uma das principais reclamações dos moradores. Segundo alguns moradores, há muito tempo que esta referida represa secou-se e ninguém tem dado importância à limpeza da mesma gerando uma grande preocupação visto que a limpeza só será possível durante o período de estiagem, sem contar com o acúmulo de lixo que hoje se encontra em volta da represa que se agrava ainda mais a situação.

Segundo seu Raimundo a situação da represa é crítica
O aposentado Raimundo Anunciação Teixeira 71 anos, mais conhecido como Raimundo de Tanque Grande, morador a 40 anos da comunidade, disse para nossa equipe que nunca tinha visto esta represa seca até a década de 90 quando pela primeira vez secou-se. Segundo ele, esta represa era uma fonte de renda para toda a população da comunidade que tirava dela o sustento de sua família com a pescaria, bem como com o plantio de hortaliça que algumas famílias cultivava ao arredores, “fico triste ao ver que hoje se encontra nesta situação”, continuou. “Esta água era utilizada antes até para se beber devido à boa qualidade dela e infelizmente, de certo tempo pra cá, não pode ser mais utilizado para o consumo humano, devido à poluição e o alto índice de cloreto, que tornou ela salobra o que pode está sendo causado devido a forma errada da limpeza realizada na década de 90 na gestão do ex-prefeito Ferrerinha, na época a limpeza foi realizada de forma paliativa sendo retirado só uma parte da lama deixando todo barro preto o que deveria limpar até o cascalho” lembra seu Raimundo que também denuncia alguns moradores que jogam esgotos das residências com “DEJETOS” para dentro da represa.

Dona Rosália lamenta a situação da represa
Segundo a senhora Rosália Mateus dos Santos 32 anos, moradora antiga desta comunidade, esta represa já tem ajudado a muitos moradores do povoado, segundo ela muitas famílias tirava desta represa o próprio sustento com a pescaria de peixe e camarão além do plantio de hortaliça, hoje se encontra completamente abandonada, reclama. “Até hoje nenhum órgão público estiveram na comunidade para, pelo menos avaliar a situação; e nós que estávamos acostumados a utilizar desta água para banhos e cultivo de hortaliça estamos muito preocupado porque estamos vendo morrer aos poucos e ninguém toma uma providência, isso é muito triste, pois nós não podemos fazer nada para reverter a situação a não ser os políticos, mas não estão nem aí, continuou; quando ficávamos com a casa pura sem ter nada para comer, era só pegar um balde pela manhã e voltávamos logo depois com o balde cheios de peixe, cozinhava e dava para nossos filhos comerem e agora estamos sem poder fazer nada, já são quase dois anos nessa situação", finaliza.

A população ainda não colaboram e acabam jogando lixo às margem da represa
Se não bastasse o descaso do poder público que nada fazem para limpar esta represa e reabrir as levadas de escoamentos de agua da chuva, ainda alguns moradores jogam lixos na margem da represa contribuindo para o entupimento e poluição da mesma, outros chegam até a jogar esgotos com dejetos para dentro da represa, o que ainda é mais grave, denuncia um morador. Perguntado se havia coleta de lixo por parte da prefeitura municipal, o morador disse que sim, mas que a população não colaboram, pois muitos só colocam o lixo depois que o carro passa o que acaba prejudicando, disse o morador.   

Por Valdir Carneiro // Ichu Notícias - Colaborou Emerson Pábulo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.