TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Riachão: Depois de quase um ano, as chuvas chegam e alegram os produtores


imageCom trovões e relâmpagos, chuvas voltaram a cair na região
Na última sexta-feira (02), por volta das 17 horas, uma antiga profecia de Antônio Conselheiro se fez realidade em Riachão do Jacuípe e toda região do Vale do Jacuípe e semiárido baiano.


Após fortes trovões e relâmpagos, as chuvas voltaram a cair na região, deixando um rastro de alegria entre os produtores rurais, que há meses lutam contra a fome e a sede dos animais em suas propriedades. As chuvas se estenderam até as 21 horas, ora mais forte, ora mais fraca. Somente quando o dia amanheceu,no sábado, se pode perceber o saldo positivo deixado pelas chuvas que caíram desde o final da tarde e seguiram com pingos mais fracos durante toda a noite. 
O Rio Jacuípe amanheceu com água nova correndo sobre o seu leito, o que indicou chuvas fortes para o lado da sua nascente, em São José do Jacuipe e passando por Gavião. As informações sobre as chuvas eram as melhores. Como era dia da feira-livre, a presença do homem do campo na cidade fez as noticias sobre o saldo das chuvas circularem rapidamente. “Por lá encheu tudo. Tinha presa que estava seca e sangrou; teve tanque que ficou pelo ‘beiço’. Pro lado do Morro Baixo encheu tudo”, disse um proprietário rural, alegre, comentando sobre as chuvas na região do Bonsucesso. “Ai pro lado do Bonsucesso, Malhador e Santana encheu tudo. A chuva não foi muito forte, mas foi demorada, por isso que fez muita água”, reforçou outro produtor rural. 

Segundo as informações, as chuvas foram intensas também na região de Barreiros, Terra Branca, Campo Alegre e Vila Aparecida. Contudo, nas regiões do Mucambo e Mocó as chuvas caíram com menos intensidade. Ração aos animais Segundo o produtor Ivo Alves Júnior, que tem propriedade em Riachão e Gavião, as chuvas vieram em um bom momento porque não tinha mais como suportar. “Eu tiro por mim, que não tinha tempo para nada, dando ração aos animais. Na minha fazenda daqui (Riachão) fez água para mais de 90 dias, e lá (em Gavião) a chuva é mais ainda”, disse. Ivo Júnior disse que há mais de uma ano que não chovia na região. “Lá em Gaivião tinha exatamente um ano que não chovia. Fez um ano agora que limpei a minha represa, que estava seca esse tempoo todo. Lá, quem ainda tinha um resto de água, estava no limite, na verdade era lama misturada com água”, comentou. 

Como Ivo, centenas de produtores rurais de Riachão do Jacuipoe e municipios vizinhos ainda travam uma luta diária para dar ração aos animais, pois não havia mais pstagens nas propriedades. “Acabou tudo, só tinha o chão. Além disso, ninguém aguentava mais com tanta despesa”, disse outro produtor. Outros municípios As chuvas também caíram em outros municipios do Vale do Jacuipe e do semiárido baiano. Em Ichu e Candeal, a maioria das represas encheram. Em Ichu chuveu na sexta, no sábado e neste domingo. Em Pé de Serra, na Bacia do Jacuipe, as chuvas também caíram com intensidade. “Graças a Deus a chuva aqui foi muita boa. A seca aqui não é mais problema. Nossos problemas agora são outros”, disse o vice-prefeito Birineco ao Interior da Bahia. Segundo informações, a chegada das chuvas alegrou também os morades de municípios como Mairi, Capim Grosso, Gavião, Capela, Serra Preta, Pintadas, entre outros. 

Fonte: Interior Da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.