TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 21 de janeiro de 2012

Roubo a bancos tem diminuição de 49%

O Grupo Avançado de Repressão a Crimes Contra Instituições Financeiras (Garcif) registrou, de janeiro a dezembro de 2011, uma redução de 49% no número de roubos a bancos no interior da Bahia, comparado ao mesmo período de 2010. A diminuição nos índices coincide com a criação, em janeiro do ano passado, de uma força tarefa constituída pelas polícias Civil, Militar, Federal, Rodoviária Federal, Ministério Público e Superintendência de Inteligência (SI) da Secretaria de Segurança Pública, para repressão a quadrilhas especializadas em assaltos a instituições financeiras.
Em 2011, foram registradas 139 investidas criminosas (entre tentativas e roubos consumados) contra instituições financeiras do interior do Estado, volume menor do que o ocorrido em 2010: 207 registros. Ainda em 2011, a polícia anotou 35 violações de caixas eletrônicos, menos da metade dos números apontados em 2010: 75 violações.

Ao longo de todo o ano passado, 34 quadrilhas foram desarticuladas, presas 135 pessoas e outras 35 morreram em confronto. As ações policiais permitiram também uma queda de 145, em 2010, para 91, em 2011, no número de roubos consumados, ou seja quando há subtração de dinheiro. Nos casos de extorsão mediante sequestro houve queda de 31% nas ocorrências, tendo sido registradas 13 ações em 2010 e nove em 2011.

O Garcif conta com bases instaladas em seis cidades do interior (Juazeiro, Itabuna, Vitória da Conquista, Itaberaba, Barreiras e Feira de Santana), com equipes formadas por delegados, escrivães e investigadores, com treinamento específico para atuar nas investigações e no enfrentamento das quadrilhas. Segundo o coordenador do Garcif, delegado Adaílton Adam, novas bases do grupo especializado devem ser criadas, ainda este ano, pela Polícia Civil.

Essas bases receberam reforço no armamento e no número de viaturas. Dez caminhonetes modelo Ranger foram entregues ao Garcif, no ano passado e um lote de metralhadoras SMT 40 e munições foram entregues ao grupo. “Treinadas para frustrar as ações criminosas contra agências bancárias, as equipes estão focadas no trabalho de investigação, visando a identificar e desarticular quadrilhas que agem no interior”, enfatizou o delegado Adam. Informação do Blog Polícia é Viola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.