TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Ichu: Realizada mais uma atividade do Projeto Por Um Sertão Justo


Nesta sexta-feira, 03 de agosto, aconteceu uma atividade com as crianças e seus pais do projeto Por UM Sertão Justo, financiado pela ONG ACTIONAID, com parceria do Moc (Movimento de Organização Comunitária), junto com a APAEB –  ICHU, onde participaram agricultores e agricultoras familiares pais das crianças das comunidades de Licurí, Varjota, Nova Esperança, Barra, Praianos, Campinas onde atualmente há atividade do projeto. A atividade aconteceu na sede da APAEB Ichu situada na Av. Joaquin Lázaro Carneiro. A Atividade foi dividida em grupos sendo  um grupo de crianças onde refletiram os seus direitos e deveres onde esteve a participação da coordenadora do projeto a Sr.ª Cleonice do MOC. E outra oficina exclusiva com os pais a respeito de Gênero onde foi intermediada por Anísia também do MOC.

Atividade com as crianças:
Direito:
Vida e saúde:
Nascimento e desenvolvimento sadio e harmonioso, condições originais de saúde e vida, garantia pelo atendimento pelo sistema único de saúde, politicas publicas voltadas as crianças, etc.
Liberdade, respeito e dignidade.
Ir e vim em lougradoros públicos e espaços comunitários, participação da família e comunidade, Brincar, praticar esportes e divertir-se, etc.
Convivência familiar e comunitária:
Ser assistido, criado e educado por uma família, receber sustento, moradia, higiene, e vestuário, etc.
Educação esporte cultura e lazer:
Igualdade de condições para acesso e permanência na escola; acesso a escola publica; programações educacionais, culturais esportivos e de lazer.
  DEVERES:
*Respeitar ordens do pai ou responsável legal, familiares, escola, idosos e comunidade em geral.
*Respeitar os horários estabelecidos para crianças e adolescentes
*Não permanecer em casas de jogos, bailões, bares e similares além do horário permitido por lei.
*Participar das atividades familiares e comunitários
*Ajudar nas tarefas de casa (arrumar seu quarto, secar a louça entre outras tarefas domésticas isso se chama “educação doméstica” Ir á escola com frequência).
*Respeitar seus educadores e funcionários da escola.
*Estudar em horários fora da escola (em casa e bibliotecas).
*Perguntar ao professor quando tiver dúvida.
*Ser organizado com seus materiais.
*Manter a escola limpa.

Atividade com os pais
O objetivo da atividade com os pais foi uma reflexão a desigualdade de gênero assim como discutir sobre a auto-organização das mulheres como estratégia de superação das desigualdades sociais de gênero, focando também nos grupos de produções. Onde foi visto os avanços das mulheres brasileiras tendo em vista todos os seus sofrimentos para que chegassem a esse patamar. E dentro da perspectiva  colocaram o que seria ‘’coisas de homens’’ e ‘’coisas de mulheres’’ sendo que todos tem seus direitos iguais mas ainda existem alguns preconceitos por questões culturais que vinheram dos nossos antepassados preconceitos estes  ainda do gênero masculino.
Após a discursão de gênero, focou nos empreendimentos rurais, ou seja, nos grupos de produções, sendo que não importa qual a região, cidade, comunidade e família tem uma vocação para com aquilo que vai produzir, mas o mais importante é a organização dos agricultores (as) familiares tendo como base as parcerias com as organizações e entidades para o seu fortalecimento. Dentre várias produções se destacaram as das hortaliças e beneficiamento de frutas isso por conta da assistência técnica e das cisternas de produção do P1+2 onde gera renda e principalmente segurança alimentar e nutricional para as famílias e a comunidade.
 Edcarlos Araújo de Almeida // AL NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.