TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 16 de outubro de 2012

OPERAÇÃO CONJUNTA APREENDE PÁSSAROS SILVESTRES, ARMA E MUNIÇÃO NA BACIA DO SÃO FRANCISCO


Ontem, no primeiro dia da 29ª etapa da FPI - Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), PRFs apreenderam 87 pássaros silvestres, um arma calibre 32 e 26 munições. 

A FPI é uma operação coordenada pelo Ministério Público da Bahia através do NUSF - Núcleo do São Francisco e que conta com a participação de diversos órgãos de fiscalização estaduais e federais, entre os quais a PRF, IBAMA, ADAB, SEFAZ, INEMA, DIVISA, FUNASA, SRTE, CIPPA, COPPA, CREA/BA, DNPM, EBDA, MPT e SFPA.

O objetivo da operação em conjunto é a prevenção e o combate às ações degradantes ao meio ambiente que ocorrem na região da Bacia do Rio São Francisco entre as quais a criação ilegal e o tráfico de animais silvestres, a caça e a pesca predatórias, e o transporte ilegal de produtos e subprodutos florestais como o carvão e a madeira.

A equipe formada por policiais rodoviários federais, técnicos do IBAMA, e fiscais da ADAB e da SEFAZ percorreram durante a manhã as áreas das feiras livres dos municípios de Érico Cardoso, Caturama e Botuporã, apreendendo diversas armadilhas de caça e de captura de animais, além de 87 pássaros silvestres que eram mantidos ilegalmente em cativeiro, sendo 04 maritacas, 20 cardeais, 13 coleiras, 02 pintassilgos, 08 azulão, 19 canários-da-terra, 04 papa-capins, 08 trinca-ferro, 03 pássaro-preto, 01 cancão, 01 sabiá, 01 papagaio, 01 caboclo, 01 pêga e 01 cuiubinha.

Todas as aves foram encaminhadas para a sede da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) em Paramirim onde serão avaliados por biólogos e veterinários e depois seguirão para o  Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) em Vitória da Conquista.

Ao chegarem na zona urbana do município de Paramirim um homem de 50 anos foi preso em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Com ele os PRFs encontraram  uma sacola contendo 26 cartuchos calibre 28 e outros apetrechos utilizados na caça predatória como pólvora, chumbo e espoletas, sendo encontrada também uma espingarda calibre 32. Diante do fato, o acusado foi encaminhado juntamente com  o material apreendido para a Delegacia de Polícia Judiciária da cidade.

FONTE: PRF/BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.