TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Riachão - População lamenta perda e se despede do ex-prefeito Izauro de Souza:

image
Foi sepultado nesta quinta-feira (12), o corpo do ex-prefeito Izauro de Souza Ferreira, 82 anos, que morreu pela manhã, no Hospital do COT, em Salvador.

O ex-prefeito estava internado no COT há 37 dias, após sofrer um acidente em sua residência e ter fraturado um fêmur. No hospital ele contraiu uma infecção, agravando o seu quadro.

O corpo foi liberado por volta das 12h30 e transferido para Riachão do Jacuípe, aonde chegou por volta das 15h30. O velório aconteceu durante o resto da tarde, no clube Lyra 8 de Setembro, em frente à sua residência, no centro da cidade.

Às 18h15 o corpo do senhor Izauro de Souza Ferreira foi levado para ser sepultado no cemitério de Riachão. Cerca de 2 mil pessoas acompanharam o ato fúnebre, segundo algumas pessoas que estiverem presentes.

O sepultamento contou também com a presença de vários políticos e amigos do ex-prefeito como o deputado estadual Paulo Azi, Tânia Regina Matos, José Ferreira Filho, os vereadores Carlinhos Matos, Orlando Menezes e Celinho, Raimundo Falconery, ex-vereador Ladinho, Catarino Rios, Zé Filho, Val de Nena, João Pitu, Amado Cunha e Aroldo Lopes (estes dois de Nova Fátima), entre outros.

O filho mais novo do ex-prefeito, Izaurinho, falou em nome da família, exaltando as qualidades do pai tanto como homem público quanto pai de família.

Seu Izauro, como era mais conhecido o ex-prefeito, deixa esposa, D. Elza Santiago Souza, e cinco filhos: o advogado e assessor parlamentar Jarbas Abraão, Jazon, Izaurinho, Gelma e Irmã.

Deputado lamenta morte

Presente no sepultamento, o deputado estadual Paulo Azi distribuiu nota à imprensa lamentando a perda do senhor Izauro, que é pai de Jarbas Abraão, seu assessor na Assembleia Legislativa.
  
Na nota, o deputado relata: “Figura ilustre e político atuante em toda a região do Sisal, Izauro Ferreira era reconhecido pela credibilidade e bastante querido nas cidades que congregam a região... O deputado Paulo Azi (DEM) lamentou profundamente a morte do ex-prefeito, com quem mantinha estreitos laços, consolidados desde a época do então deputado Jairo Azi, seu pai, já falecido. Ele fez questão de expressar seus sentimentos de pesar e solidariedade a todos os familiares”.

Tânia Matos, também presente na despedida do ex-prefeito Izauro Ferreira, se manifestou sobre a grande perda para o município. “Ele foi muito amigo de Valfredo e muito colaborou nas suas administrações. Mas o que eu mais admirava nele era a paciência e o jeito de tratar as pessoas. Todos nós de Riachão devemos obrigação e gratidão a ele, por isso eu queria agradecer pelo o que ele fez e desejar conforto à família”, disse.

Liderança política em Nova Fátima, o empresário Amado Cunha também lamentou a perda do ex-prefeito. “Era meu amigo e um homem muito bom. Infelizmente isso acontece e nós temos que estar preparados, mas não tem como não lamentar”, destacou.    

História

Izauro de Souza Ferreira nasceu em 29 de outubro de 1929, em Santo Estevão, mas passou a maior parte de sua vida em Riachão do Jacuípe, onde chegou em janeiro de 1952. Nesta cidade ele ocupou várias funções. Assumiu a gerência da firma Sabino Sampaio e, mais tarde, foi sócio-gerente de uma filial à rua Dr.Álvaro Cova.

Em 1953 torna-se proprietário do Armazém Bazar Primor. Um ano depois, exerceu seu primeiro mandato de vereador, sendo que em 1965 instalou o primeiro Supermercado da cidade. Em 1966 é novamente eleito vereador, assumindo a presidência da Câmara Municipal.

Com o bom trabalho desenvolvido é reeleito para o terceiro mandato em 1971, mas não chega a concluí-lo, pois assumiu o mandato de Prefeito por um ano e quatro meses, substituindo ao Prefeito Dr.João Oliveira Campos, que se afastou para tratamento de saúde.

Izauro de Souza Ferreira assumiu ainda as seguintes atividades no município: detentor do título de sócio Benemérito pela Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, Secção Feira de Santana; tesoureiro e secretário do Centro Educacional Nossa Senhora da Conceição; membro da Diretoria da Liga Jacuipense de Proteção à Maternidade e à Infância, mantenedora do Hospital Regional João Campos; membro da Comissão Municipal Tripartite e Partidária de Desemprego, representando o município junto a EBDA no período de 1992 a 1996; fundador e presidente da Cooperativa Agropecuária Boa União Responsabilidade Ltda.; e membro do Conselho Deliberativo da CCLB.

Foi ainda agenciador dos postos de telefonia Norte de Riachão do Jacuípe, Capela, Nova Fátima, Gavião, Barreiros e Chapada; sócio fundador e membro do Conselho Deliberativo do Clube de Campo Mandacaru; sócio benemérito da Sociedade Filarmônica Lira 8 de Setembro e membro do seu Conselho por vários mandatos; diretor do protocolado da Rotary Clube Norte - Riachão do Jacuípe; delegado de polícia por duas vezes.

Ele também apoiou o projeto Rondon na década de 70; participou da criação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Riachão do Jacuípe; foi assessor da Associação das Câmaras de Vereadores do Vale do Jacuípe (ACVVJ).

Seu Izauro também foi um homem de larga experiência política, de estilo ético e conciliador. Além de todas essas qualidades, foi também um incentivador da cultura do município, colaborando com a sua história, notadamente com o Projeto Cultural Riachão, que sempre incentivou.

Por Evandro Matos e Noroel Fernandez (Foto: Noroel Fernandez / IB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.