TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 21 de março de 2012

Bahia: Já são 106 municípios em estado de emergência devido à seca:


imageEstiagem afeta 1,3 milhão de pessoas no estado
O número de municípios que decretaram estado de emergência por conta das dificuldades enfrentadas pela seca já chega a 106 cidades.

Um total de 1 milhão e 300 mil pessoas é a estimativa de afetados feita pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cordec). Nesta quarta (21), a Cordec encaminha para Brasília um lista com os nomes de todos os municípios para que possam ser reconhecidos pela Secretaria Nacional de Defesa Civil.


“O governo da Bahia já homologou os decretos de emergência. Agora, falta ser reconhecido no âmbito federal para que os municípios possam dispor de recursos do Estado e da União para ajudar a enfrentar a seca”, destacou o coordenador estadual de Defesa Civil, Salvador Brito.

Recursos
O Ministério da Integração Nacional já disponibilizou R$ 10 milhões para amenizar as consequências da falta de chuvas. “Esse valor foi um compromisso do ministro Fernando Bezerra para atender aos municípios. Mas, só depois de reconhecer para o governo federal liberar a verba. A necessidade é muito maior, mas já é uma ajuda significativa”, diz Brito.

Medidas
Nesta terça (20), na sede da UPB, foi realizada uma reunião para discutir medidas para ajudar as cidades afetadas. Em torno de 90 prefeitos e 20 representantes compareceram à reunião. O secretário estadual de Relações Institucionais, Paulo Cezar Lisboa, apresentou durante o encontro seis proposições de ajuda por parte do governo, envolvendo a ampliação de convênios para limpeza das aguadas e contratação de carro-pipa.

O superintendente da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), Wilson Dias, disse que o governo está comprando 1.100 toneladas de sementes que serão distribuídas entre os moradores afetados. Informações do Correio.


Fonte: Interior Da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.