TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Operação da Polícia e Exército coíbe produção clandestina de fogos em 3 cidades:


imageAção: 15 delegados, 60 investigadores e 60 militares
Uma operação interagências do Exército Brasileiro, através da Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), do Comando da 6ª Região Militar e da Polícia Civil baiana, destinada a coibir a fabricação clandestina de fogos de artifício, foi deflagrada nesta quarta-feira (23).

A operação aconteceu nos municípios de Muniz Ferreira, Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus, onde 15 delegados e 60 investigadores, com o apoio de 60 militares do Exército, cumpriram oito mandados judiciais de busca e apreensão. Em barracões e espaços improvisados em fazendas, entre outros locais insalubres, sem a mínima condição de segurança, muitas pessoas foram surpreendidas manipulando material explosivo. Algumas tinham carteira de trabalho assinada, mas atuavam em desacordo com normas trabalhistas.
  
Segundo a delegada Heloisa Simões, coordenadora da CFPC (Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados), em oito pontos de fabricação clandestina de fogos foram apreendidas 4,5 toneladas de produtos como pólvora e carvão, clorato de potássio e alumínio 32 – ambos, matéria prima para produção de pólvora e com alto teor explosivo, armazenados sem qualquer tipo de proteção em meio aos trabalhadores-, além de pilões e muitas bombas, traques e outros fogos já prontos para comercialização. 

Somente num dos locais de fabricação, no Alto da Boniteza, em Muniz Ferreira, as equipes da Polícia Civil e do Exército encontraram mais de uma tonelada e meia de produtos, cuja procedência será investigada.

Quatro peritos colheram amostra de material em campo para análise no Departamento de Polícia Técnica (DPT), em Santo Antônio de Jesus. Além do material apreendido, foram encaminhadas para a sede da 4ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Santo Antônio de Jesus), oito pessoas flagradas nos pontos de fabrico, e cujo nível de participação na produção ilegal de fogos de artifício está sendo apurada.  

Destes oito conduzidos, três foram autuados por posse de material explosivo, Raimundo Mendes Ferreira, 75 anos, preso em Cruz das Almas, e Nilzete Moreira Santos Silva, 54, presa em Muniz Ferreira. Ibiratan dos Santos de Souza, 35 anos, foi autuado por armazenamento e comercialização de material explosivo. Segundo o delegado Edilson Magalhães, titular da 4ª Coorpin, os três estão custodiados à disposição da Justiça na sede da coordenadoria.

Investigação
Os oito alvos da Operação Vulcano 2012, realizada com o apoio do Poder Judiciário e do Ministério Público, foram levantados a partir de atividades de inteligência do Exército, ao qual cabe autorizar a fabricação de fogos de artifício em todo o país.

A pólvora, o carvão, o clorato de potássio, o alumínio 32, os pilões, as bombas, traques e todo o maquinário apreendido nas fábricas clandestinas serão levados pelas equipes do Exército, coordenadas pelo Tenente Coronel Braga, para o paiol da instituição, em Alagoinhas, onde serão destruídos.
 
Interior Da Bahia com informações da Ascom/PC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.