TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Salvador - Donos de loja no Rio Vermelho são presos

Casal é acusado de furtar escultura do século XVIII em Cachoeira
O delegado André de Oliveira Alves, titular da Delegacia Territorial (DT) de Cachoeira, vai indiciar os antiquários Afonso Henrique Souto de Sá Magalhães, sua mulher, Samara Filgueiras Souto de Sá Magalhães, e Cristiane Musse, proprietária de uma loja de antiguidades no Rio Vermelho, pelo furto da escultura “Deus Grego Juno”, que sumiu, em 21 de março deste ano, do jardim interno do Hospital São João de Deus, pertencente à Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira.

De valor incalculável, a obra foi devolvida, na tarde desta quarta-feira (8), pelo delegado ao Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeira, Luiz Antônio Costa Araújo, seis dias após as investigações levarem a Polícia Civil aos autores do crime. Vistos por testemunhas usando o próprio veículo, um Fiat Siena, para transportar a peça, de aproximadamente 90 centímetros e 10 quilos, Afonso e a mulher foram localizados em Santo Antonio de Jesus e conduzidos à DT/Cachoeira, onde confessaram o furto e a venda da estátua para Cristiane, que pagou apenas R$ 3,5 mil.
Respaldado por um mandado de busca e apreensão, expedido pela Comarca de Cachoeira, o delegado foi até a loja de Cristiane, que disse, inicialmente, ter vendido a escultura para um colecionador de São Paulo. Segundo o delegado André Alves, a polícia agora vai investigar o envolvimento dos três antiquários em outros furtos de obras semelhantes, ocorridos na região do Recôncavo.
Fabricada em louça de Macau, no século XVIII, na cidade do Porto, em Portugal, o “Deus Grego Juno” é uma obra tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), cujo valor é inestimável. Os antiquários Afonso Henrique e Samara Magalhães vão responder por furto, enquanto Cristiane Musse responderá por crime de receptação. Os três permanecerão em liberdade até a conclusão do inquérito. O delegado André Alves investiga também a participação de uma quarta pessoa no crime.
Bocão News // Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.