TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Santa Bárbara: vice acusa prefeito de facilitar fuga de falso médico


Causou muito reboliço na cidade de Santa Bárbara, interior da Bahia, a descoberta de um falso médico (leia aqui) que atendia (assista ao vídeo do atendimento) com o nome de Gian Souza Oliveira, cujo Cremeb utilizado era 24199, que pertence ao médico Giancarlo Souza Oliveira. O acusado substituía no Hospital Municipal Antônio Alves Mascarenhas, por meio de permuta, o médico Sérgio Murilo Alves de Souza (veja aqui), que trabalha no Samu de Alagoinhas. 
Depois da polêmica descoberta, o vice-prefeito Webster de Oliveira Campos fez ao Bocão News uma grave denúncia. Acusa o prefeito Jailson Costa dos Santos (PT) de ter facilitado a fuga do falso médico na madrugada de sábado (22) para domingo (23), inclusive com vídeos e uma queixa prestada na delegacia local. “Ele conseguiu sair pelo fundo do hospital, caiu dentro do fórum e pulou a grade do fórum para rua. Ele estava em reunião com o prefeito,  com a diretora do hospital (Fábia Cerqueira) e com o médico que era para estar atendendo no lugar dele (Sérgio)”, afirmou Webster, que está de relações cortadas com o prefeito.
Segundo o vice, duas técnicas em enfermagem estavam dentro da unidade hospitalar e teria visto a saída – sem percalços – do acusado. Questionado sobre se a fundamentação das denúncias não seria por conta do racha com o prefeito, ele explicou: “Logo depois que tomamos posse me afastei e não fiz mais campanha. Não participo de nada na prefeitura. Sou Policial Rodoviário Federal e estou me afastando da política”.
Mas o prefeito afirmou ao Bocão News que a história é diferente. Segundo o petista, Webster estaria fazendo a denúncia infundada porque está coordenando a campanha do opositor: “é tudo interesse dele porque ele é meu opositor ferrenho e coordena a campanha do candidato adversário, Niltinho (PP). Por isso as armações vão aparecer mais”. Ele tenta explicar a suposta fuga: “Como é que ele diz que foi fuga se no local tinha um tenente, um capitão e três policiais dentro do hospital? Até eu fiquei surpreso, pois sai antes do acontecido”.
O vice-prefeito afirmou ao Bocão News que outro procedimento deveria ter sido feito: “Quando ele (o prefeito) chegou por volta das 2h da manhã ele viu que era um falso médico. Deveriam ter feito a identificação dele, até mesmo para preservar a probidade administrativa. Mas o que aconteceu foi que o prefeito saiu pela porta da frente e poucos minutos depois o falso médico saiu pela porta do fundo (veja aqui e aqui)”. Webster não acusa diretamente o prefeito, mas ressalta: “todos participaram da facilitação da fuga. Existe uma nuvem que precisa ser esclarecida”.
O prefeito salienta que as medidas administrativas e jurídicas cabíveis estão sendo tomadas: “Houve negligência do plantonista que faltou e encaminhou esse profissional para atuar no lugar dele. No meu conhecimento, foi a única vez que isso aconteceu. Mas já baixei um decreto criando uma Comissão Especial de Investigação pra apurar a responsabilidade dele com a presença do falso médico no hospital no plantão que era pra ser coberto por ele. A diretoria do hospital também vai fazer uma queixa no Cremeb para apurar as responsabilidades, mas o hospital continua com funcionamento normal”.
Sobre a falta de alvará para funcionamento do hospital em que toda a confusão aconteceu, o prefeito destacou: “Desde 2004 não tem o alvará. Já passaram dois prefeitos e ninguém conseguiu. Não tem porque em 2004 o hospital passou por inspeção da Sesab que determinou que deveria fazer reforma da adaptação da unidade ás normas do ministério da Saúde. O investimento é em torno de R$ 1 milhão. Quando eu cheguei não tinha sequer projeto. Já fiz e encaminhei para a secretaria estadual da Saúde. Isso já tramita e está prestes a ser aprovado para que o governador, em parceria com a prefeitura, faça a reforma. A partir daí poderemos requerer o alvará”.
Fonte: Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.