TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Coité – Sindicato luta por recursos para limpar outros dois importantes açudes do município

Apenas o açude de Nova Palmares foi limpo até o momento, graças a luta do SINTRAF. Meta agora é limpar o de Unha de Gato e Pedra Branca.

Açude de Pedra Branca
Todos os açudes existentes em Conceição do Coité, com exerção ao açude de Itaurandi por ter sua água contaminada  estão totalmente secos. Pedra Branca, Unha de Gato, Bandiaçu e Juazeirinho os maiores do município, precisam serem limpos, ou seja, ter a lama retirada antes da chuvas de verão que estão sendo esperadas, para quando receber água resistir por muito mais tempo futuras estiagens.

Açude de Pedra Branca – Precisa que seja retirada toda essa lama
O açude da Aroeira, conforme informações do agricultor José Hildo Carneiro,59 anos, pai de 14 filhos, sendo que 7 deles, pais de famílias, sobrevivem do cultivo de hortaliças plantadas as margens da água, teve a construção iniciada em 1957 a “mãos de homens” e três anos depois, em 1960, encheu pela primeira vez. “Passados alguns anos, o prefeito da época utilizou maquinários nas margens dele, pois o centro tinha muita água, portanto nunca foi usado máquina no seu leito”, contou Seu Hildo.

A população que vive ás margens do Açude de Unha de Gato vive do cultivo de hortaliças e enfrenta grande dificuldade.
“Esse Açude nunca foi limpo”, lamentou o agricultor, enquanto questionava a falta de atenção de todos os prefeitos que administraram o município ao longo dos últimos quarenta anos. Seu Hildo contou ao CN que fazem 90 dias que o açude secou totalmente, desempregando 40 famílias que sobrevivem basicamente do cultivo de hortaliças, sendo obrigados a adquirem os produtos em Feira de Santana, numa troca de dinheiro ou mesmo tenho prejuízo, mas como forma de garantir a “freguesia”.

Água de um poço artesiano para manter o trabalho difícil dos moradores
A situação é desesperadora, segundo o agricultor, que ele já pensou em se mudar com toda família, pois não tem como sobreviver e, como forma de alivio, lembrou que ações do governo federal vêm amenizando a situação. “Se não tem como limpar, que façam várias cacimbas, pois mina água e a gente vai se virando”, apelou Hildo.
Situação idêntica vive os moradores da região de Cachorrinha, onde está situada o açude da Pedra Branca, construído na mesma época do Açude de Unha de Gato e, diferentemente de Unha de Gato, o de Pedra Branca mantinha um grande número de pescadores e era uma referência no turismo regional, importante na geração de emprego e renda.
“Estamos acumulando prejuízos, o visitantes sumiram e, além da seca que vem acabando com os nossos animais, estamos vendo a hora de fechar no nosso bar”, falou Neide Oliveira, agricultura e proprietária de um estabelecimento comercial próximo ao Açude.
Segundo Urbano de Carvalho, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agricultura Familiar (SINTRAF), de Conceição do Coité, a entidade priorizou como meta principal neste período a luta pela busca de recursos para construção de cisternas para consumo humano e de produção, barragens subterrâneas, barreiros e trincheiras, além da limpeza de tanques e represas comunitárias, dentre elas os açudes, considerados importantes e históricos no município, Unha de Gato no Distrito de Aroeira e Pedra Branca a cerca de 10 km da sede.

De acordo o sindicalista, houve avanços significativos nesta área, mas o desafio no momento é buscar recursos para limpar esses açudes de Aroeira, ambos com mais de cinquenta anos de construídos e secos pela primeira vez.
Segundo o vereador Edvaldo Evangelista (PT), que também é diretor do SINTRAF, a entidade já protocolou junto ao governo do estado o pedido de recursos para execução destas obras e sua esperança é que sejam liberados antes que cheguem as chuvas, pois sabe perfeitamente da importância dessas duas barragens. 

Por: Valdemí de Assis / fotos: Raimundo Mascarenhas // CN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.