TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

sábado, 31 de março de 2012

Simpósio sobre desenvolvimento da região sertaneja inscreve até dia 15:


imageIpea: Brasil tem 16 milhões na extrema pobreza, 50% no NE
De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) do Brasil tem 16 milhões de pessoas vivendo na extrema pobreza, sendo que 50% deles estão na região Nordeste.

Para discutir propostas que ajudem a mudar esse quadro, as universidades UFBA, UNEB, UEFS, UFRB e UNIVASF, e o Instituto Nacional do Semiárido (INSA), realizam entre os dias 23 e 27 de abril o I Simpósio Nacional Repensando os Sertões Semiáridos do Brasil.


A programação do evento conta com atividades em Salvador, Feira de Santana, Cruz das Almas, Juazeiro e Petrolina.

O simpósio, que traz o lema Sertões semiáridos sem miséria, é voltado para pesquisadores, extensionistas, professores, estudantes, profissionais e público interessado no tema.

As inscrições estão abertas até o dia 15 de abril e podem ser feitas gratuitamente no endereço eletrônico www.repensandosemiarido.ufba.br. Estão sendo disponibilizadas 600 vagas.

Os interessados também podem submeter trabalhos para sessões de comunicação oral ou apresentações de pôsteres.

O pró-reitor de Planejamento (Proplan) da UNEB, Luiz Paulo Neiva,  destaca que o objetivo do simpósio é refletir sobre ações de intervenção do poder público no semiárido brasileiro para o combate à seca.

A programação do simpósio conta com dois painéis que vão debater sobre políticas públicas e ações para o desenvolvimento sustentável dos sertões.

Um acontece dia 23 de abril, às 14h, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, em Salvador, e o outro dia 27, às 14h, na sede da UNIVASF, em Juazeiro.

Conferências, sessões plenárias, comunicações orais, apresentação de pôsteres e momentos culturais completam as atividades do evento.

Destaque também para as conferências O planejamento regional com foco nos sertões semiáridos do Brasil – a ser realizada dia 24, às 19h30, no Teatro UNEB, em Salvador –, que será ministrada pelo economista José Otamar Carvalho, e Os sertões semiáridos do Brasil nos cenários da integração nacional – que acontece dia 27, às 20h, na UNIVASF, em Petrolina, e será apresentada pelo ministro da Integração Nacional (MI), Fernando Bezerra.

A cerimônia de encerramento das atividades contará com a presença dos reitores das instituições correalizadoras, que vão assinar uma Carta Compromisso defendendo ações para a erradicação da pobreza e para o desenvolvimento sustentável da região sertaneja.

A ação busca contribuir para o desenvolvimento sustentável da região sertaneja, a partir das potencialidades locais, tais como o turismo histórico, a agricultura irrigada e de sequeiro, a pesca e a piscicultura, a educação para a convivência com o semiárido e as manifestações culturais.

O Simpósio Nacional Repensando os Sertões Semiáridos do Brasil tem o apoio do governo federal e do Banco do Nordeste.

Mais informações pelo site www.repensandosemiarido.ufba.br. // Extraído do Interior Da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.