TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Sociedade civil de Ichu volta a se reunir para tratar dos efeitos da seca:

Associações Comunitárias ameaça ocupar a prefeitura caso o prefeito não receba a comissão.

Mais uma vez as associações comunitárias com o apoio do SINTRAFI, APAEB, ASCOOB, RÁDIO COMUNITÁRIA INDEPENDENTE FM e PARÓQUIA, voltaram a se reunir com o objetivo de encontrar uma forma de combater e conviver com a seca que assola o município.

No dia 08 e 10 deste mês, houve outras reuniões, com este mesmo objetivo e algumas propostas foi levantada para o combate dos efeitos da seca, estas propostas que deveria ser entregue ao poder público municipal ainda não foi entregue porque a comissão alega que o prefeito ainda não recebeu a comissão por duas vezes consecutivas. “Estamos em situação de emergência e o prefeito nos recusa a nos atender e com isso quem sofre é a população”, diz um membro da comissão que pediu para não ser identificado.

Segundo Cristiana Brito presidente do SINTRAFI, foi feito um levantamento junto às associações comunitárias para ver o que seria possível ser feito para ajudar amenizar a vida dos agricultores, e neste levantamento foi criado algumas propostas que são emergentes, como, as reativações dos poços artesianos que existe no município, escavação de novos poços em outras regiões atingida pela seca, além da limpeza de diversas Cacimbas que existe no município de Ichu.

Cristiana Brito em entrevista para o Ichu Notícias, ela que é a presidente do sindicato dos trabalhadores e agricultores Familiares de Ichu (SINTRAFI), disse que neste momento é hora de buscar se unir com o prefeito municipal em busca de uma solução que venha ajudar os agricultores familiares, ela diz que o prefeito deve está buscando alguma forma e recursos para o combate à seca, mas ela garante que juntando outras ideias simples vai ajudar os agricultores e isso está sendo proposto pelas instituições reunidas e espera que o prefeito receba o quanto antes a comissão, lembra Cristiana.
Ainda segundo Cristiana, o garantia safra tem amenizado um pouco a vida dos agricultores familiares do município, visto que houve a perca total na safra de farinha milho e feijão no ano passado, mas se neste ano não tiver chuva, o plantio será comprometido e ela não sabe como vai ficar a situação dos agricultores familiares, lamenta Cristiana.

Alerta:
A presidente do SINTRAFI Cristiana Brito, chama atenção dos agricultores familiares a se prepararem e aprenderem a conviver com a seca com maior antecedência porque segundo ela, “temos o hábito hoje de está combatendo os efeitos da seca, e ninguém se preocupa de prevenir ela, outras secas virão e nós precisamos se preparar e prevenir para quando ela chegar sofrermos menos” alerta Cristiana. 

Por Valdir Carneiro - Ichu Notícias


Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.