TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Ichu: 50 anos de emancipação política – Por: Lucas Rondinelle:


No próximo dia 30 de julho o município de Ichu completará 50 anos de emancipação política e administrativa. Nos acostumamos nesta data a comemorar o aniversário da cidade com festas, com a realização da Semana Cultural e com diversos eventos escolares ou comunitários em que se discute os apectos históricos e culturais do nosso município. Falamos sobre a origem de Ichu, sobre o significado do seu nome e relembramos episódios, fatos, eventos ou personalidades que marcaram a história local. Mas, por que consideramos isso tão importante assim? O que nos faz realizar essas coisas, as veses as mesmas anos após anos?
A força que nos move a celebrar e a dar importância ao lugar onde vivemos é a relação afetiva que desenvolvemos com este espaço. O lugar é o espaço de vivência, onde nos identicamos  e desenvolvemos um sentimento de pertencimento. Assim, ser ichuense é mais do que morar em Ichu, é se sentir parte do município e, ao mesmo tempo, carregar dentro de nós tudo aquilo que nos lembra Ichu porque este lugar é o espaço da nossa memória, das celebrações comunitárias, da visão de mundo compartilhada e de onde nos posicionamos em relação aos demais lugares. Por isso, sentimos a necessidade de valorizar a nossa cultura e precisamos ressaltá-la como um importante elemento de coesão, de agregação social e de autoafirmação para que nos sintamos presentes e vivos no mundo.
Essa questão foi tema de dois estudos que realizei sobre o município, sendo o primeiro  em 20041 e o segundo em 20082. Neste último, onde a discussão foi mais aprofundada e o realizei junto com a Rádio Comunitária Independente FM, foi observado que a cidade é mais do que um emaranhado de construções. Ela é um espaço carregado de subjetividades e guarda, seja nas formas ou no cotidiano, a memória, as celebrações e tradições da vida de um povo porque este imprime naquele espaço as suas marcas de acordo com o tempo ou com as diferentes percepções de mundo. Assim, criar momentos em que se expresse isso, como a comemoração de um aniversário de emancipação plitica, por exemplo, é muito importante para a vida da comunidade.
Essas questões, portanto,  são fundamentais para  elevar a auto-estima do povo e o tornar mais forte para lidar com as ameaças externas e para aprender a conviver com a diversidade. Precisamos, portanto, dar mais atenção a elas fortalecendo as nossas manifestações culturais como as Festas Juninas, a Festa do Padroeiro, a Semana Cultural, os grupos de cultura popular, a culinária e os artistas locais, por exemplo. Além disso, precisamos  valorizar e investir na  conservação e revitalização do nosso patrimônio histórico-cultural porque nele está registrado a memória do nosso povo, é parte de nossa identidade, do sentimento de pertencimento.
Ao comemorar esses 50 anos de emancipação política, potanto, vamos celebrar, festejar e também pensar sobre o nosso lugar. Vamos refletir como os diferentes sujeitos foram e são importantes para a construção do nosso município e como incentivar mais pessoas a se envolver em ações ou atividades comunitárias, fazendo com que a nossa cultura, a nossa história e consequentemente a nossa identidade fique mais fortalecida. Isso tudo é importante para que continuemos a ter orgulho de ser ichuense e de morar nesse pequeno município.
Por Lucas Rondinelle
Notas
1 – Ensino de Geografia e o Estudo do Lugar nas Escolas do Ensino Médio em Ichu – BA, UEFS, Feira de Santana, 2004.
2 – Percepção Ambiental do Espaço Urbano: Um estudo sobre as relações sociedade e natureza com a Associação de Radiodifusão Comunitária de Ichu Independente FM, UEFS, Feira de Santana, 2008.
3 – Imagem extraída de http://www.alnoticiasichu.com/?p=17320, em 22/07/2012.Logomarca dos 50 Anos de Ichu criada por André Luiz e Robson. Foto de Ichu: ACL.
Fonte: Site AL NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.