TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Ichu: Confira como foi o dia dos Servidores da Educação:


Esta segunda-feira, 23, foi bastante movimentada para os Servidores da Educação que estão em greve há 15 dias.
O primeiro encontro aconteceu pela manhã na sede do SINTRAPI onde os prefeituraveis Osvaldo Junior (Juninho) e Antonio George (George), além do candidato à vice na chapa de oposição Geraldo Carneiro e do vereador, Presidente da Câmara e candidato à reeleição Adalberto Santiago.
A atividade foi aberta pela Diretora do Sindicato Enilda Almeida que fez uma contextualização da greve, situando o momento atual e falou sobre a necessidade desse diálogo com os candidatos a fim de garantir o cumprimento do Plano de Carreira do Magistério do nosso município.
Após a explanação de Enilda, os candidatos tiveram a oportunidade de expôr seus pensamentos e de que forma poderão ajudar no cumprimento do Plano de Carreira caso sejam eleitos em 07 de outubro.
Osvaldo Junior – saudou a todos e disse que era solidário com a luta. Enfatizou que a gestão falhou porque não fez os cálculos para avaliar o impacto na folha. Disse que é funcionário e por isso, conhece e valoriza a luta. Falou que tratar disso aqui, agora é utópico porque não pode fazer nada no momento. O que pode, é posteriormente fazer essa avaliação. Disse que lhe causou estranheza o SINTRAPI querer conversar e a administração ser ausente. “É preciso trabalhar dentro da legalidade”.
George – saudou a todos e disse que é interessante essa discussão. Ele acompanhou o início do plano que foi feito em 2009, contextualizou o processo de retirada da Câmara e de retorno à casa. Como candidato diz que é preciso tentar o máximo agora e se eleito sentar para ver o que falta alcançar o plano porque os funcionários não podem perder. O plano é lei e é preciso ser cumprido. “Nessa luta vou estar com vocês, tanto como candidato quanto se eleito for”.
Enilda – Entendendo o posicionamento dos candidatos, questionou: no momento os senhores se comprometem a sentar a partir de janeiro para negociar o que faltar, é isso? Falou dos desvios de função.
Enilda (Centro)
George – disse que assume o compromisso de sentar a partir de janeiro, caso seja eleito, para avaliar a situação, depois do avanço que devemos ter ainda esse ano.
Osvaldo- disse que o diálogo tem que acontecer. Não vai fazer compromissos porque isso não é possível. Prefere ser cauteloso. O compromisso que assume é o de dialogar.
Adalberto – Falou que a câmara  fez a sua parte, teve boa vontade em retirar outros projetos que estavam à frente do plano para que resolvessem a questão. Antes da aprovação perguntou ao gestor se podia ser aprovado e disseram que sim, então aprovaram. Beto Santiago parabenizou a luta e disse que os servidores têm todo direito e que lei é para ser cumprida.
Geraldo Carneiro – Disse que essa paralisação é um direito e tem que correr atrás. Acha que não pode mais esperar, pois há muito tempo o sindicato vem procurando o prefeito e não consegue resolver o impasse. Ichu tem uma equipe de professores e funcionários muito unida e falta união no executivo. Vocês precisam sempre chamar os gestores para conversar a vida do município.
Outras pessoas fizeram uso da palavra e em seguida a Coordenadora Enilda pediu que encerrasse a conversa com os candidatos para continuar a assembleia agora com o Secretário de Educação.
Os candidatos fizeram suas considerações finais:
George – Agradeceu o convite e disse que as decisões sobre o plano serão tomadas com os funcionários. Em janeiro, caso seja eleito vai rever a organização dos funcionários a fim de melhorar a administração do município.
 Osvaldo – Agradeceu e disse que essa Campanha vai caminhar de uma forma diferente, com confronto de ideias. Ele e George mostraram maturidade e a administração é publica. Esse momento é histórico para Ichu e para o sindicato e a administração deve ser popular e a sua administração será participativa.
Adalberto – Parabenizou a luta, valorizou os professores e se colocou a disposição, não só ele, mas toda a câmara.
Geraldo – agradeceu e disse que espera que hoje tenha uma solução. Todos estão preocupados com a greve e torce para que ela acabe hoje.
Os candidatos se comprometeram e assinaram um acordo de negociar em janeiro, a partir da situação que ficar definida nesta gestão.
 CONTINUANDO A REUNIÃO NO SINTRAPI
O Secretário de Educação José Raimundo Freitas (Biroa), foi convidado para falar da proposta feita prefeitura com o objetivo de terminar a greve.
A informação passada pelo secretário foi de que os servidores da educação teriam um aumento de 4% (Professores) e 2,5 (outras categorias), embora, só seriam beneficiados os integrantes da classe B com pagamento até dezembro. No entendimento de José Raimundo, outros direitos também estariam inclusos neste acordo.
Os servidores ouviram atendamente e marcaram para se encontrar no período da tarde na Prefeitura Municipal.
REUNIÃO NA PREFEITURA
Na prefeitura a direção do SINTRAPI foi recebida pelo Prefeito José Dias Portugal,  José Raimundo Freitas (Secretário) Nerisvaldo Mendonda (Contolador Interno), Dr. Cleber Couto (Assessor Jurídico do Município), Clerisvaldo Ferreira (Assessor do controle Interno) e José Carlos Mendonça (Setor de Contabilidade).
Ao receberem de Dr. Cleber Couto o documento com a proposta da prefeitura, eles perceberam que os percentuais acrescidos nos salários e o pagamento só acontecerá a partir de setembro. Os servidores questionaram também que outros direitos não foram garantidos a exemplo de mudança de nível.
Depois de muita conversa e negociação, ficou acertado que na próxima quarta-feira, dia 25, haverá uma reunião na Secretaria Municipal de Educação, com membros do SINTRAPI e do Poder Público para analisarem o impacto que o Plano Causará na folha de pagamento. A análise será apenas para a Classe B.
Essa informação foi repassada para os demais servidores que estavam na prefeitura aguardando uma solução. Como poucos funcionários estiveram participando na parte da tarde, em votação, foi definido que nesta terça-feira eles voltam a se encontrar no SINTRAPI para decidir se encerram ou continuam com a greve.
Por: André Luiz // AL NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.