TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Mais 139 cisternas serão construídas em Coité via SINTRAF:

Técnico do MOC marcando o local da cisterna
Desde o início do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), desenvolvido pela Articulação do Semiarido (ASA) e do Programa Água Para Todos do governo do estado o Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar de Conceição do Coité (SINTRAF) já levou mais de duas mil cisternas para os agricultores familiares e trabalhadores rurais dos quatro cantos do município beneficiando direta ou indiretamente cerca de 8 mil pessoas. Segundo levantamento da Comissão Regional de acompanhamento do P1MC o município de Coité tem hoje uma demanda de mais de mil cisternas a serem construídas.

Para amenizar esta situação o sindicato juntamente com o Movimento de Organização Comunitária (MOC) e a Articulação do Semiarido (ASA) irão beneficiar mais cento e trinta e nove famílias com cisternas de consumo tendo capacidade de vinte e seis mil litros de água cada.

Durante toda esta semana equipe formada por técnico do MOC e diretores do sindicato realizaram visitas às famílias que irão ser contempladas com o programa para o cadastramento e marcação do local dos reservatórios. O próximo passo agora é a realização do curso de gerenciamento hídrico que está previsto para o fim deste mês.

Para secretária de Políticas Agrícola e Agrária do SINTRAF, Hilda Mercês este será mais um passo para a garantia da qualidade de vida do homem e da mulher o campo. “Nós do sindicato sempre estamos desenvolvendo projetos que venham contribuir de fato com os agricultores familiares, e este não será diferente, mais cento e trinta e nove famílias vão receber água de qualidade para suas necessidades do dia-a-dia”, ressalta Mercês.

A expectativa para a construção dos reservatórios, por parte das famílias, é muito grande. Famílias como a de Jucilene Araujo de Azevedo, 30 anos, moradora da comunidade de Pedra Branca – região de Domingos, que tem que percorrer uma distancia de mais de um quilômetro para pegar água na casa de visinhos. “Agora estou muito feliz só de ver vocês do sindicato aqui marcando minha cisterna, acretido que agora a minha vai sair e agora com a cisterna com fé em Deus tudo vai melhorar, vai facilitar muito pra família”, conta Jucilene.

Equipe realizando cadastramento de D. Jucilene Araujo
Para ter direito à cisterna as pessoas precisam ser cadastradas no Cadastro Único do governo federal, ter renda até meio salário mínimo por membro da família, resida na área rural e não tenham acesso ao sistema público de abastecimento de água. Além desses critérios, serão prioritárias: Mulheres chefes de família, Famílias com crianças de 0 a 6 anos, crianças e adolescentes frequentando a escola, adultos com idade igual ou superior a 65 anos e portadores de necessidades especiais.

Do Junior Notícias com informação Ascom SINTRAF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.