TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Riachão: Chuvas freiam calamidade pública; veja quanto choveu por região


imageAlgumas aguadas encheram, como na região sul do município
Em Riachão do Jacuípe as trovoadas chegaram na última sexta-feira (02), devolvendo aos produtores a esperança de salvar o rebanho, que há muito tempo sofre com a fome e a sede.

No entanto, as chuvas que caíram no município não foram suficientes em todas as regiões. De acordo com informações colhidas por nossa reportagem, o líquido precioso caiu com consistência e serviu ao menos para amenizar o sofrimento do sertanejo.

Para João Cordeiro de Oliveira (João Pinheiro), morador da fazenda Lagoa da Umburana, município de Riachão, as chuvas vieram oportunamente para aliviar o impacto nas despesas mensais, contraídas principalmente com o carro-pipa e a ração. Segundo ele, desde o mês de agosto do ano passado vem sofrendo consequências pela seca, comprometendo todas suas reservas naturais, como a palma e o mandacaru.

Em sua propriedade rural, que é de 62 tarefas, o rebanho é alimentado por torta de trigo e milho. “Somando-se ao dinheiro que se paga com o trabalhador, as despesas chegam a valores altos e cada vez mais irreversíveis”, lamentou João Pinheiro. “Aqui nessa represa não tinha uma gota dágua, mas, graças a Deus, as coisa estão melhorando”, destacou Pinheiro, mostrando o volume de água armazenado’.

Já o senhor Arlindo Emídio da Silva, proprietário da fazenda Pedra Liza, revelou à reportagem do Interior da Bahia que choveu em sua localidade aproximadamente 70 milímitros, apesar de não sofrer tantas consequências por falta de água. “Aqui temos o abastecimento da água da Embasa. No entanto, não resolve a falta de comida para os animais”, observou. Daqui a uns 20 dias, certamente, não estarei mais transportando ração na carroça de burro”, explicou.

“Por lá encheu tudo. Tinha presa que estava seca e sangrou; teve tanque que ficou pelo ‘beiço’. Pro lado do Morro Baixo encheu tudo”, disse um proprietário rural, alegre, comentando sobre as chuvas na região do Bonsucesso.

“Ai pro lado do Bonsucesso, Malhador e Santana encheu tudo. A chuva não foi muito forte, mas foi demorada, por isso que fez muita água”, reforçou outro produtor rural. Segundo as informações, as chuvas foram intensas também na região de Barreiros, Terra Branca, Campo Alegre e Vila Aparecida. Contudo, nas regiões do Mucambo e Mocó as chuvas caíram com menos intensidade.

Mais chuvas
As chuvas continuam caindo na região do Vale do Jacuipe. Na noite desta quarta-feira (07), choveu com intensidade na cidade de Nova Fátima, no distrito de Barreiros e povoados de Terra Branca e Açude.

Por conta das chuvas, o Rio Jacuipe recebeu um novo volume de água, inclusive impedindo a passagem de alunos para as escolas na sede de Riachão do Jacuipe.  

Confira algumas comunidades de Riachão do Jacuípe e o volume das chuvas:
Mandassaia - 35 milímetros
São Lourenço - 49 milímetros
Malhador - 104 milímetros
Baliza - 80 milímetros
Ponto Novo - 82 milímetros
Salgado - 76 milímetros
Canoas - 33 milímetros
Bonsucesso/Malhador - 100 milímetros
Campo Alagre - 50 milimetros
Vila Guimarães/Baixa da Areia/Lagoa da Parede/Sitio Novo/Mucambo - 30 milimetros
Barreiros/Terra Branca/Açude - 100 milimetros
Chapada/Beira Rio - 40 milimetros

Por Noroel Fernandez // Interior Da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.