TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PRE/BA é favorável à cassação de prefeita e vice de Candeias:

Reprodução/Bocão News
Foto: Reprodução/Bocão News

Procuradoria se manifestou a favor do recurso que pede a cassação dos diplomas eleitorais de Maria Maia e Antônio Santos por abuso de poder econômico.


A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE/BA) se manifestou a favor da cassação do diploma de Maria Angélica Juvenal Maia e de Antônio Raimundo Silva Santos, atuais prefeita e vice-prefeito de Candeias, município localizado a 46km da capital baiana. Maria Maia, como é popularmente conhecida, e Antônio Raimundo Santos são acusados de violar as regras para arrecadação de recursos durante a campanha eleitoral de 2008.   

A ação de investigação judicial eleitoral (AIJE) proposta pela “Coligação a Força do Trabalho” alega diversas irregularidades nas contas da campanha, como doações acima do limite legal, doação por fontes vedadas pela legislação eleitoral e a existência de gastos não contabilizados - “caixa dois”. O processo corre no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE/BA) após a Justiça Eleitoral em Candeias (127ª Zona Eleitoral - Bahia) ter julgado a ação improcedente.   

Em denúncia criminal oferecida em setembro último, a PRE/BA examinou o esquema montado para acobertar 266 mil reais em doações ilícitas, supostamente realizadas por uma vendedora ambulante que faleceu quatro anos antes. Assinaturas e recibos falsificados foram entregues para a prestação de contas da campanha, induzindo a Promotoria e a Justiça Eleitoral de Candeias em, erro na aprovação das contas (saiba mais clicando aqui).   

De acordo a Procuradoria Regional Eleitoral, ficou provado o abuso de poder econômico nas eleições de 2008, e a sentença da Justiça Eleitoral em Candeias que julgou improcedente a AIJE deve ser reformada. Caso o plenário do TRE/BA acate a manifestação do Ministério Público Eleitoral será necessário convocar eleição suplementar indireta em Candeias ainda este ano, para que o eleito cumpra mandato “tampão” até 31 de dezembro. As informações é do Acorda Cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.