TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Saúde em movimento atende cidades da região de Euclides da Cunha:



Vinte municípios atendidos na microrregião, 7 mil consultas e 2.160 cirurgias de catarata. Os números se referem ao Programa Saúde em Movimento Oftalmologia, que entre os dias 5 e 13 de janeiro está no município de Euclides da Cunha, a 140 quilômetros de Serrinha. Desde sábado passado (7), quando começaram os procedimentos cirúrgicos, cerca de 700 pessoas voltaram a enxergar.  


Os serviços ambulatoriais estão sendo realizados no Centro Educacional José Aras, no centro da cidade, o qual foi adequado para triagem/consultas, ficando o Centro Médico Diagnóstico como referência para realizar as cirurgias que são destinadas a pessoas acima de 60 anos ou portadores de catarata congênita ou traumática. 

A coordenadora do programa, Claudia Almeida, os secretários da saúde, Jorge Solla, e de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, estiveram em Euclides da Cunha, nesta segunda-feira (9), e conferiram a execução dos trabalhos.  Para dona Antônia Balbina, 78, moradora do povoado Santo Antônio, em Euclides da Cunha, valeu a pena ter acordado cedo e, em poucos minutos, ter retomado a visão do olho direito. “Era muito difícil pra gente que não tinha condições. Depois que tive um derrame fiquei ainda pior. Tinha dia que o olho embaçava e não via nada. Agora estou enxergando tudo”, festejou.  

A mesma sensação, de vida nova, é sentida pela empregada doméstica Maria Olga Macedo, 61 anos. “Minha cirurgia foi ótima, graças a Deus. Tinha dificuldade para enxergar. Fiz de um olho e agora tive que fazer do outro. Fui muito bem atendida. Uma oportunidade genial para todos daqui”, relatou. Após realizar todos os exames que confirmam a catarata e testes como o de glicemia, o paciente marca a cirurgia que pode ser realizada no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte.


Aos 76 anos, o motorista de ônibus Antônio Celestino de Jesus chegou cedo, passou pela bateria de exames e menos de duas horas já estava na fila do centro cirúrgico. “Foi rápido pra fazer a cirurgia. Cheguei de manhã e estou fazendo hoje mesmo. Isso é bom porque não tenho que ficar voltando aqui”, disse.

O programa Saúde em Movimento também oferece serviços na modalidade oncologia com rastreamento de câncer de mama. Conforme o secretário Jorge Solla, o programa é executado há dois anos na Bahia com resultados positivos. Conforme o titular da Sesab, mais de 300 mil pessoas foram alvo de consultas, exames, entre outros procedimentos. Solla informou ainda que praticamente todos os municípios do estado tiveram oportunidade de sediar ou enviar pacientes para serem assistidos em alguma cidade mais próxima da de origem, por meio do programa. “Já estamos aproximando de 90 mil cirurgias, das quais, mais de 60 mil são cirurgias de catarata”, contabilizou o secretário Solla.

A prefeita de Araci, Nenca Pinho, informou que o município enviou três ônibus lotados de pacientes para realizar os procedimentos em Euclides da Cunha. “Temos uma demanda muito grande de idosos com catarata e também algumas pessoas com a doença que têm abaixo de 60 anos. Todos eles, a Sesab se sensibilizou e vai atendê-los”, afirmou.

Estima-se que mais de 10 mil pessoas, entre pacientes e acompanhantes dos 20 municípios, passem por Euclides da Cunha até esta sexta-feira (13), quando termina os trabalhos.

Economia - O programa Saúde em movimento também aquece a economia por onde passa, em especial, o comércio informal. Adriana Sousa e o marido Nixon Barros aproveitaram a movimentação gerada pela triagem no Centro Educacional José Aras e montaram uma barraca onde são comercializados diversos alimentos prontos. “Estou vendendo bastante. Temos água mineral, sucos, lanches, bolo, cachorro quente, principalmente para as pessoas que saem dos povoados cedo sem tomar café”, comemorou. (Secom)

Veja outras imagens
Fonte: Portal Clériston Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.