TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Coité - A maior e melhor Exposição de Caprinos e Ovinos da Bahia é realizada em Conceição do Coité:


De 26 de março  a 1º de abril, foi realizada em Conceição do Coité-Ba, a maior e melhor Exposição de Caprinos e Ovinos da Bahia (ExpoCoité), Ranqueada pela Associação de Criadores de Caprinos e Ovinos da Bahia (ACCOBA), apoiada por vários parceiros, dentre eles a prefeitura municipal, através da secretaria da agricultura do município.

Expositores de vários estados brasileiros e da região participaram do evento. Segundo José Mario Carneiro Rios,  secretario da agricultura do município, a ExpoCoité edição 2012 superou as expectativas, onde os expositores fizeram bons negócios, “quero agradecer a prefeitura municipal pelo apoio, ao prefeito Renato Souza que sempre estave presente, ele foi o grande idealizador da exposição, agora como prefeito continuou incentivando para a realização desse evento.
Segundo informações da comissão da festa, o maior publico foi registrado no sábado, onde aproximadamente 8.000 pessoas estavam na área de show, varias atrações musicais participaram da exposição, como: Tiale Silva, Ninho Santana, Forró Repente, Estrela Mill, Geração Eletrônica, Coração Tatuado,  Rafael Barreto, Os Malandros do Forró, Canta Mais Eu, Mel com Pimenta, Paixão Latina, Expresso, Vlad e Cia, Caçuá Suado, Edilson e Edmilson,  além de outras.

No domingo a tarde, foi realizada uma programação especial para as crianças, que foram animadas por uma equipe de palhaços, coordenada por Luciana e Cia, e para encerrar a exposição aconteceu a 7ª Cavalgada Sertaneja.
A Vila da Agricultura Familiar foi bastante visitada durante o evento, a equipe da da TV Subaé, Rede Bahia que é filiada a Rede Globo, através do repórter Isaias Malhado, fez varias matérias que foram vinculadas no BATV e também no Globo Rural em rede nacional, onde foi mostrado a questão da agricultura familiar do município,  centenas de famílias sobrevivem dela. Segundo a agricultora conhecida por dona Dalvinha, o sustento da sua família vem da agricultura familiar, “me sinto feliz em comercializar os produtos derivados da mandioca, em especial o beiju, que são feitos em minha casa, pois lá eu tenho um forno.” Disse a lavradora.

Foi destacado também, a qualidade genética dos animais que estavam expostos na ExpoCoité, foram realizados dois leilões: de cavalos e caprinos e ovinos, onde os criadores fizeram bons negocios. O leilão de cavalo foi o primeiro realizado e, superou as expectativas, o evento foi coordenado pelo o ex-prefeito Vertinho.
Uma outra novidade na exposição deste ano, foi a realização do torneio de cabra leiteira, vários criadores da região participaram da competição, e agradeceram a comissão organizadora pela a iniciativa, inclusive o leite foi doado para algumas entidades do município, segundo um dos criadores que pediu para não ser identificado, para o pequeno criador é melhor vender o leite de cabra do que de vaca, pois a cabra a despesas da alimentação é menor, e o preço do leite é mais do que o da vaca. Mais uma vez também foi realizado o torneio de vaca leiteira, o município que mais se destacou no torneio foi São Domingos.

O prefeito Renato Souza, estava a todo o momento participando da ExpoCoité. “O nosso governo apoiou mais uma vez esse evento, que é considerado como a melhor e maior exposição da Bahia, eu prometi que no meu governo iria fazer os quatro anos, honrei mais um compromisso, parabenizo a equipe da secretaria da agricultura, através do secretario Zé Mario, pelo empenho na organização da festa de agronegócio e, também as outra secretarias que apoiaram a exposição, e para encerar foi realizada mais uma cavalgada, a qual eu também participei, eu que sempre dei apoio a cultura do municipio.” Disse o prefeito.

OUTRAS FOTOS:
Por: Val César // IB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.