TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Ichu: SINTRAPI realizou Assembleia Geral Extraordinária para tratar do não pagamento do Novo Piso Salarial:


O Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Ichu (SINTRAPI), realizou nesta segunda-feira, 02, uma Assembleia Extraordinária para tratar do problema que houve com o pagamento do reajuste sob o valor do novo piso salarial dos professores e retroativo dos meses de janeiro e fevereiro, mesmo com os contracheques entregues  com valores atualizados.

Na oportunidade Enilda Almeida integrante da Diretoria, comunicou o pedido de afastamento do Diretor Geral da Entidade Givanildo Santos e juntamente com o Coordenador Financeiro Missias Carneiro apresentou as mais novas filiadas da entidade.
A diretora mostrou também o ofício enviado pela Secretaria Municipal de Educação, onde o Secretário José Carlos da Cruz apresentava as justificativas de que tentou agilizar o pagamento. Enilda expôs uma planilha que foi confeccionada com os valores atualizados para cada nível, indicando quais seriam os reajustes.
José Carlos da Cruz que esteve presente na Assembleia, falou do pedido de afastamento do cargo e aproveitou para agradecer aos servidores pela parceria e pelo comprometimento com a educação do município.
Zé Carlos também disse que não entendeu a decisão do prefeito José Dias Portugal em vetar o acordo que fora firmado anteriormente, contando inclusive com as presenças do setor de RH e do Assessor Jurídico da Prefeitura.
Algumas sugestões foram levantadas sendo definido que uma comissão seguiria para a Prefeitura, a fim de conversar com o Gestor Municipal para que ele desse uma explicação e uma alternativa para resolução do problema.
Após a Assembleia os professores se dirigiram para a Prefeitura, permanecendo uma parte do lado de fora, aguardando com ansiedade o desfecho da negociação, enquanto uma comissão foi para o gabinete conversar diretamente com o Prefeito José Dias, com  Nerisvaldo Mendonça e Durval Cedraz que integram o setor de contabilidade.
A direção do SINTRAPI  entregou para Zé Dias um ofício pedindo a atualização do reajuste do Novo Piso Nacional, os retroativos dos meses de janeiro e fevereiro (expresso no contracheque de março) e pediu agilidade no andamento do enquadramento dos servidores da educação.
No ofício ficou deixava claro que caso não seja efetuado o pagamento ainda esta semana, a partir de segunda-feira, 09/04, haverá paralisação, com indicativo de greve.
Conforme Nerisvaldo o município de Ichu pode até pagar o novo piso retroativo agora, mas no futuro não haverá condições para manter este patamar, podendo ocorrer atrasos de salários.
O Prefeito José Dias chegou a dizer que o Secretário de Educação havia se antecipado nesta decisão do novo piso,  e que não deveria ter agido assim.
O Secretário retrucou afirmando que a decisão foi tomada com o consentimento de todos, inclusive do prefeito que chegou acompanhar a confecção da folha.
Diante do impasse o Prefeito José Dias Portugal pediu para que os professores retornassem no período da tarde, para juntos com Dr. Cleber Couto (Advogado da Prefeitura) e Clerisvaldo Ferreira (Controlador) chegassem a um acordo. Esta informação foi repassada para os demais professores que estavam aguardando o resultado.
Por volta das 14 horas foi retomada a negociação e depois de várias discussões e consultas aos valores em caixa, o Assessor Jurídico da Prefeitura disse que seria necessário o envio de um Projeto de Lei para a Câmara de Vereadores, com o objetivo de ser votado e aprovado em regime de urgência.
Segundo Dr. Cleber, se os vereadores aprovarem na sessão desta terça-feira, 03, os valores requisitados pela categoria poderão ser pagos na quarta-feira, dia 04. Esta informação foi confirmada pelo prefeito Zé Dias.
Visando viabilizar a aprovação, os integrantes da comissão, decidiram que nesta terça-feira, estarão todos reunidos na Câmara para pedir o apoio dos vereadores. Desta forma os professores e outros servidores que entenderem que a luta é justa, estão convocados a marcarem presença  na sede do legislativo. Em virtude da participação na sessão,  não haverá aula na Rede Municipal de Ensino nesta terça-feira.
Por: André Luiz – Ichu // AL NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.