TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Riachão: Projeto Cultural retoma atividades e prepara festa pelos 20 anos:


imageA figura do vaqueiro vai estar representada na festa
Após longo período, o Projeto Cultural Riachão retoma as suas atividades para comemorar os 20 anos da sua criação, em um grande evento marcado para o próximo mês de maio.

De acordo com os integrantes, o evento acontecerá no período de 13 a 19 de maio, no Clube de Campo Mandacaru, composto de atividades como forró, samba de roda, músicas anos 1960, carnaval, exposição, artesanato, teatro, dança, poesia, viola, aboios e futebol.


“Praticamente terá o mesmo formato das semanas culturais, mas será menos burocrática, com mais músicas e arte de movimento”, disse um dos responsáveis pela organização.

No último sábado (31) o grupo do Projeto Cultural realizou mais uma reunião visando discutir a programação do evento - que será intitulado de Festival de Cultura de Riachão do Jacuípe: 20 anos do Projeto Cultural - e estratégias da organização.

“Apesar de dar muito trabalho, é importante que isso aconteça, principalmente agora que a nossa cidade precisa voltar os olhos para as novas gerações, e cultura popular é uma coisa que enriquece bastante e ajuda na construção do cidadão”, pontuou Fabricia Mascarenhas.

Apoio:
Para viabilizar o evento, integrantes da Comissão Organizadora já entraram em contato com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e a Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Além da participação das duas universidades, com apoio, o grupo quer uma interação com essas instituições em razão de elas terem influência no município e região onde acontecerá o evento.

Após contato inicial com o Reitor José Carlos Barreto, nesta segunda-feira (02/04) está agendado um encontro entre Evandro Matos, um dos coordenadores do Projeto, e a direção do Centro de Cultural e Arte (Cuca), órgão da Uefs encarregado pelo reitor para tratar da questão.

Atividades e encerramento:
O evento será aberto no dia 13 de maio, no Clube de Campo Mandacaru, com um jogo de futebol envolvendo Riachão do Jacuípe e outra cidade da região, provavelmente Pé de Serra, mas também com a participação de jogadores de Ichu e Candeal. Nesta data, além do jogo, haverá também a venda de feijoada e a participação de artistas da cidade (voz & violão).   

Os organizadores adiantaram também que, no penúltimo dia do evento, a sexta-feira (18), haverá uma grande noite musical com as participações da Banda do Biriba (que vai reviver os antigos carnavais) e Itamar e grupo, com músicas anos 1960.

No sábado (19), acontecerá a festa de encerramento, com uma grande atração. “A atração já está fechada, mas nós só vamos anunciar quando o contrato for assinado, o que deve acontecer a qualquer momento”, disse Ricardo Moreira de Matos, integrante do Projeto.

Participação:
Um grupo com quase 20 componentes já trabalha na organização de todo o evento. Pela motivação das três reuniões que já aconteceram, praticamente todos os integrantes dos anos anteriores se comprometeram a ajudar. “Claro que eu vou ajudar. Só não vou hoje (para a reunião) porque fiz uma pequena cirurgia, mas pode contar comigo para a próxima”, disse José Raimundo Carneiro, disponibilizando-se a colaborar com o evento.

Neste ritmo, a equipe do Projeto Cultural já se reagrupa e faz contatos na cidade para organização o Festival de Cultura. Escolas e artistas que queiram participar com algum trabalho devem fazer a inscrição até o próximo dia 12 (abril).

Os interessados devem procurar Ricardo Moreira, Dinho, Denise ou Cássia Avanir. As principais escolas da cidade estão recebendo um comunicado sobre o Festival de Cultura.    

Fonte: Interior Da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.