TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Adalberto Santiago foi empossado Prefeito interino do município de Ichu:


Em sessão extraordinária realizada na tarde desta quarta-feira, 01/02, a Câmara Municipal de Vereadores de Ichu, mesmo sem energia elétrica e na base do som natural, empossou Adalberto Santiago Almeida de forma interina como Prefeito do Município,  cumprindo determinação do Tribunal Regional Eleitoral – TRE que no dia 18 de janeiro deu provimento parcial a ação movida pela Coligação Gente que Decide e Renova “Evânio Cordeiro e Professora Lúcia” em parceria com o Ministério Público Eleitoral, por entender que a coligação Ichu cada vez melhor “Carlos Santiago e Renato Adelino” cometeu abuso de poder econômico e político nas eleições majoritárias de 2008, cassando os mandatos dos atuais administradores e deixando-os inelegíveis por três anos.

Beto Santiago que estava como Presidente do Legislativo abriu os trabalhos falando do objetivo da sessão e seguindo o regimento da casa passou o cargo para o Vice-Presidente Manoel Afonso que deu prosseguimento a sessão.
Já como presidente Afonso agradeceu a presença dos vereadores, da comunidade e convocou ex-vice Prefeito Renato Adelino, o Secretário de Administração José Nailton, o Secretário de Educação José Carlos da Cruz e o Presidente do PDT Evânio Cordeiro da Silva para fazerem parte da mesa.
Neste momento todos os vereadores e comunidade foram convidados a ficarem de pé para que Adalberto Santiago realizasse o juramento.

A partir deste momento a palavra foi franqueada para que os edis pudessem fazer seus pronunciamentos.
O primeiro a usar a tribuna foi o Líder da Oposição Antonio George que desejou boa sorte ao novo presidente da câmara Manoel Afonso e ao prefeito interino Adalberto Santiago,  afirmando que estará sempre disponível para colaborar com o trabalho a fim de ver o progresso do município.
Para o vereador  “Carlinhos Moto” também da oposição à cassação do prefeito e do vice é um fato histórico, pois prova que a justiça foi feita e que políticos que cometem irregularidades, merecem sim ser punidos.
O vereador Eugênio Carneiro pediu para Afonso cumprir a lei e assim conseguirá fazer um bom trabalho. Ele parabenizou e sugeriu que Afonso se espelhasse na gestão do ex-presidente Antonio Francisco que dirigiu a câmara até o final de 2010.
Eugênio aproveitou para citar muitos problemas que para ele está afetando o município como iluminação, pavimentação e muitos outros.
Iniciando o pronunciamento pedindo responsabilidade por parte de Adalberto Santiago que ora assume os destinos do município, o vereador Antonio Francisco “Totonho” não poupou elogios à administração de Carlos Santiago.
Para Totonho todos erram, mas também tem os seus acertos e para ele Carlos Santiago tem muitos pontos positivos e obras relevantes para município, citando como exemplo a creche que em parceria com o Governo Federal vem sendo construída,  destacando também o crescente número de casas comerciais que vem se instalando  em Ichu.
Alegando se tratar de um desabafo, Antonio Silva conhecido como “Chiba”, relatou que está passando por um verdadeiro teste político. Bastante empolgado o vereador citou o saudoso  Luiz Júlio Carneiro que para ele foi injustiçado em muitos momentos e mesmo assim deu exemplo de bom político.
Chiba enfatizou que várias denúncias foram feitas pelo senhor Evânio e com diversas comprovadas pelo TRE.
O vereador alertou Beto Santiago pedindo para que tivesse muito cuidado, pois este foi apenas um sinal.
Para Chiba o PHS partido que fazem parte  Carlos Santiago e o irmão Beto, parece não ter uma cartilha de orientação. Segundo Chiba, Carlos Santiago deixou alguns políticos em sua administração que enfrentaram problemas de cassação a exemplo José Nailton quando era vereador.
Em seu pronunciamento José Dias Portugal achou errado a posição de alguns colegas que segundo ele ofenderam determinadas pessoas. Zé Dias disse que assim como Carlos Santiago errou, todos também poderiam cometer erros e até piores.
Portugal declarou que na última gestão de Dorivaldo Ferreira, aconteceram vários erros e George com os outros vereadores contornou muitos problemas. Ele falou também que em 2004, Carlos Santiago estava fora do poder e naquela ocasião conseguiu derrotar um grupo forte com Amilton e praticamente todos os vereadores que estavam na câmara. Será que Carlos conseguiu comprar todo mundo? Questionou Zé Dias.
O clima esquentou quando Zé Dias contestou a afirmação de que Carlos Santiago estivesse cassado e o Secretário de Administração José Nailton percebeu que o vereador Carlinhos Moto estava gravando no celular as declarações e instigando Portugal a dizer que os desembargadores do TRE estavam mentindo.
Assim que a paz voltou a reinar, o Presidente da Câmara franqueou a palavra para os convidados, sendo o Secretário de Educação José Carlos da Cruz o primeiro a utilizar o espaço.
José Carlos  da Cruz congratulou-se com os demais e esternou o seu desejo em ver um Ichu cada vez melhor.
Ele acrescentou que mesmo diante desta turbulência o município jamais poderia parar, é tanto que a SMEC vem realizando a Jornada Pedagógica, mostrando que os municípes devem estar em primeiro lugar.
 principal  protagonista da cassação dos mandatos, Evânio Cordeiro falou que é  momento de alegria,  transformação e de reflexão política, pois nenhum político pode mais enganar ninguém e tampouco menosprezar a inteligência de um povo.
Evânio afirmou que com muito esforço fez valer a lei, que não adianta esconder. Mesmo que ainda exista recurso, o fato foi consumado e a cassação está confirmada.
Alvo de algumas críticas diretas, o Secretário José Nailton mostrou serenidade e preferiu manter-se firme nas suas colocações, declarando que nem todos poderíam falar dos erros dos outros. Encerrando as declarações desejou sucesso para Beto Santiago e Manoel Afonso.
Afastado do cargo de vice-prefeito Renato Adelino disse que estava tranquilo. Para ele a situação que passa o município no momento é delicada, mas tem a certeza que será superada.
Renatinho que pode concorrer nas eleições de outubro, afirmou que o afastamento não vai abalar a sua estrutura e continuará firme no seu propósito.
Demonstrando segurança nas palavras acrescentou que o erro cometido por Carlos Santiago, também foi cometido pelo adversário e que não era um caso inédito.
Adelino disse também que se todos observassem o processo que tramita no TRE, verificará que o seu nome não foi arrolado pela Justiça Eleitoral e que por isso, encara toda situação de cabeça erguida.
Ele solicitou de Beto Santiago que procure administrar o município valorizando principalmente os mais carentes.
Por fim chegou a vez do Prefeito Interino Beto Santiago usar a tribuna e apresentar os seus planos para adminsitrar Ichu.
O recém-empossado tranquilizou todo secretariado afirmando que não fará mudanças e manterá todos os procedimentos deixados pelo ex-prefeito Carlos Santiago.
Beto esclareceu que por força da lei deixou momentaneamente a função de vereador, embora, esteja preparado para concorrer a uma vaga no legislativo, cargo que foi eleito por duas vezes pelo povo.
Antes de encerrar a sessão, Manoel Afonso falou da responsabilidade que lhe foi concedida e que irá procurar honrar com humildade e respeito aos colegas e a comunidade. Afonso aproveitou e solicitou de Beto Santiago e do Secretário Nailton que olhem com carinho para os moradores do Conjunto Oscar Cedraz (saída para Coité) que segundo ele estão convivendo com muita lama, tendo inclusive a tubulação de água encanada exposta e no meio do esgoto.
Com a saída de Beto Santiago para o cargo de Prefeito, a vaga será suprida pelo suplente Roque Filho “Minininho” que faz parte da base aliada da atual administração e deverá ser convocado dentro de breves dias.
Conforme o ofício nº 010/2012 enviado pelo TRE que foi lido pelo Secretário da Câmara José Paulo a pedido do vereador Carlinhos Moto, uma eleição indireta deverá ser marcada dentro de trinta dias, caso o pedido de liminar de Carlos Santiago não seja aceito pelo Tribunal.
A equipe do AL Notícias questionou representantes dos dois grupos sobre possíves nomes para a eleição indireta, recebendo praticamente as mesmas respostas:Estamos articulando e ouvindo o grupo para definir nosso candidato ou candidata.
As informações são de André Luiz // Site AL NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.