TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Milhares de devotos reverenciam Yemanjá.

Sem tristes surpresas, pescadores organizam a entrega do presente principal à Yemanjá no barracão no Rio Vermelho. No ano passado, um artista plástico de São Paulo foi contratado para confeccionar a escultura, mas não entregou o pedido à tempo. 
 
Este ano, uma Yemanjá negra é acompanhada de uma concha com 40 pérolas. A arte já está no local e recebe outros presentes que serão lançados no mar em um barco por volta das 16 horas desta quinta-feira (2), dia dos festejos no mar. 
 
Segundo Leonel Matos, 57, artista plástico e presidente do Sindicato dos Artistas Plásticos e Visuais da Bahia (Sinapev), “esta foi a primeira vez que o sindicato recebeu a encomenda, considerada uma honra e desafio para qualquer artista. O trabalho foi feito em 20 dias, por 40 mãos que entregaram a obra no dia e hora marcados, ao contrário do ano passado. Procuramos fazer um presente imperativo. Na construção, à base de cimento e gesso, nos preocupamos com a estética do belo e resolvemos fazer uma concha com 40 pérolas, cada uma trabalhada por um artista. A concha acompanha a Yemanjá negra que representa a nossa raça. Neste trabalho fizeram parte Celson Cunha, Rebouças, Telma Falck, Lia Magalhães, Célia Mallett, Edmundo Simões, Filinto, Carolina Mendes e outros". 
 
Após a entrega dos presentes individuais que são arrumados no barco organizado pelos pescadores, onde mais de 4 mil pessoas já deixaram flores, perfumes, entre outras oferendas, o barco será levado ao mar e a expectativa é a resposta da rainha das águas que pode ou não receber o presente. “Não temos dúvidas de que a orixá receberá nossa oferta. As mães de santo do terreiro Odé Mirim, ficaram encantadas e a Mãe Valdelice Maria dos Santos, mais conhecida como Mãe Aice de de Oxossi, já antecipou dizendo que Yemanjá amou o presente”, disse empolgado o artista.

A fila para depositar as oferendas no barco já chegam a mais de três quilômetros, segundo os organizadores.

Fonte: Bocão News

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.