TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Ichu: Utilizando cerâmica como matéria prima mestre Dodora está fazendo a imagem de Nossa Senhora da Paz:


A artesã ichuense Maria Auxiliadora, mais conhecida como Dodora, atendendo ao pedido de três pessoas  oriundas de Riachão do Jacuípe está fabricando a imagem de Nossa Senhora da Paz.

Dona Dodora revelou que os clientes pediram uma imagem que depois de pronta ficasse com aproximadamente 1,70 m de altura.

“Eles chegaram a pesquisar  em Feira de Santana para saber de alguém que confeccionasse, mas disseram que receberam a informação de que próximo a Riachão existia uma artesã que trabalhava com este ofício”, relata dona Dodora.
Já são mais de 15 dias dedicados à esta obra que depois de pronta será motivo de orgulho para a artesã que nunca produziu uma imagem tão grande.
A artesã ichuense trabalha há muito tempo com esta arte,  suas obras já foram destaque em vários locais e inclusive fez parte do Catálogo dos Mestres em Artes e Ofícios Populares do Território do Sisal,  criado pela Universidade Federal da Bahia, que realizou a pesquisa em 2009 e  publicou em novembro de 2010.
Dodora foi destaque no Catálogo dos Mestres em Artes e Ofícios Populares publicado em 2010
Sobre a época em que começou a fazer imagens de santos em cerâmica, Dodora revelou no catálogo um fato curioso. Um morador local disse à artesã que, para fazer imagens de santos, era preciso ter autorização da igreja. Católica convicta e temerosa de algum castigo divino, Dodora foi com sua irmã até o município de Serrinha em busca de um padre saber o que fazer.
O padre benzeu a peça e tal gesto representou para a artesã uma autorização para continuar a modelar santos e outras imagens cristãs. Hoje Dodora é uma das pricipais santeiras e restauradoras de Ichu e recebe encomendas de várias partes do estado. Em parceria com sua irmã, ela é a santeira e restauradora oficial de algumas igrejas, tal como a igreja do Senhor dos Passos, localizada em Feira de Santana.
De acordo com Dodora o tempo para fazer uma peça varia a depender do pedido. Todos os detalhes são feitos manualmente. A artesã ressalta que deve ter muito cuidado na estrutura, caso contrário o santo pode “perder o eixo e ficar torto”.
Para confeccionar a imagem de Nossa Senhora da Paz a artesã está contando com a ajuda do seu esposo Antonio e de Zé Domingos que trabalha na sua propriedade.
Utilizando equipamentos de trabalho rudimentares e outros improvisados, mestre Dodora não fabrica apenas santos, mas também outras imagens que retratam o labor do dia a dia.
A artesã deseja propagar e dividir o seu talento é por isso que desde 2009 ensina uma turma de crianças interessadas em aprender a fazer artes em cerâmica. O curso acontece toda sexta-feira à tarde na Comunidade Popular.
O Catálogo que conta toda história da Mestre Dodora, pode ser encontrado na Secretaria Municipal de Educação e Cultura e na Biblioteca Municipal.
Por: André Luiz - AL NOTÍCIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.