TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Seca continua em Ichu e agricultores tem safra de milho e feijão comprometidas:

Sem comida para os animais as pastagem estão todas secas
O município de Ichu que fica na região sisaleira do estado, vem sofrendo com as consequências da estiagem que vem assolando o município a mais de um ano.

Desde o mês de março de 2011 que o município tem decretado estado de emergência em virtude da seca, que levou a prefeitura municipal reduzir os gastos com as festas de final de ano e principalmente os festejos juninos deste ano, que foi realizado apenas com atrações locais e em números de dias bem reduzidos em relação ao ano passado. Devido aos baixos índices pluviométricos a população tem sofrido com a atual situação, principalmente os pecuaristas e agricultores que precisam deste líquido precioso para sua subsistência.
A quantidade de chuvas no primeiro semestre deste ano, está bem abaixo da média dos anos anteriores. Segundo dados do agricultor Eraldo Cedraz de Oliveira (Dinho de Pedro de seu Né), que a muitos anos vem realizando a medição da quantidade de chuvas que cai no município de Ichu; no primeiro semestre de 2010 o acumulado de chuvas foi de 308mm, já no mesmo período em 2011 reduziu para 234mm, e neste ano de 2012 só choveu apenas 116mm no primeiro semestre, uma redução de 50% em relação ao ano passado e quase um terço da chuva do mesmo período do ano de 2010.  
O plantio de milho e feijão estão morrendo
Para os agricultores que realizaram seu plantio de milho e feijão, este mês de julho seria o mês crucial para que as chuvas caíssem, em virtude das plantações que estão em fase de floração, e em um época em que elas não resistem ao raio solar; o que não aconteceu e acabou prejudicando todos os agricultores que estão com suas plantações comprometidas. A maioria deles tiveram suas plantações 100% perdidas, não sendo possível recuperar nem mesmo a semente do próximo ano.

Segundo José Carlos de Lima Carneiro que faz medição da quantidade de chuva que cai na sede do município de Ichu, este mês de julho o acumulado é de 22mm, já na zona rural este índice é ainda menor, conforme Eraldo Cedraz de Oliveira, que também realiza a medição na zona rural, este mês de julho, o acumulado de chuva só chegou a 8mm na zona rural o que é muito pouco para os agricultores terem suas safras de milho e feijão garantidas. 

Outras imagem




 Por Valdir Carneiro / Ichu Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.