TRANSLATE TO YOUR FAVORITE LANGUAGE - TRADUZA PARA SEU IDIOMA FAVORITO:

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Ichu: Debate entre candidatos a prefeito e vice foi encerrado antes da hora

Aconteceu da forma que muitos previam o debate entre os candidatos a prefeito e vice do município de Ichu, Juninho e Totonho, George e Geraldo, organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal  – SINTRAPI, nesta segunda dia 01 de outubro.
A estrutura do debate foi elaborada pela Diretoria do SINTRAPI para ter quatro temas prioritários: a) Trabalho Decente no Serviço Público Municipal; b) Transparência e Democracia Participativa na Gestão Local; c) Políticas Públicas Sociais de Combate à Pobreza Municipald) Gestão local para a Sustentabilidade.
Os organizadores planejaram também sete blocos, sendo quatro para os temas prioritários, considerações iniciais, debate com a plenária e considerações finais.
Márcia Cedraz e Nilzete Barcelar leram para os candidatos o Regulamento onde expuseram as regras para que a atividade acontecesse dentro da normalidade.
Foram convidados para fazer a mediação o Advogado e Professor  da UEFS Cloves Araujo e Lua Marina (Bacharel em Direito).

Professor da UEFS e Bacharel em Direito fizeram a mediação do debate
O Professor Cloves em suas colocações iniciais elogiou o município de Ichu e em especial o SINTRAPI pela iniciativa de organizar um evento que possibilitasse a troca de ideias entre os candidatos e ao mesmo tempo permitir que a comunidade interaja e tenham acesso ao plano de governo dos postulantes aos cargos de prefeito e vice.
O referido advogado fez questão de elogiar o jovem ichuense  Alan Cedraz que recentemente formou-se em direito pela UEFS. Ele destacou que Alan elaborou uma monografia que deu-lhe a oportunidade de apresentar para outros advogados,servindo de exemplo dentro da universidade.
Começando o debate os dois candidatos tiveram a oportunidade de falar sobre a importância do SINTRAPI para a sociedade em especial para os servidores públicos.
Os candidatos enalteceram o trabalho do SINTRAPI e ao mesmo tempo se comprometeram a realizar uma administração parceira da entidade.
Apesar de algumas trocas de farpas entre os os prefeituráveis o debate seguia controlado e dentro do regulamento.
Conforme as normas estabelecidas, era probibida a manifestação da plateia às colocações de candidatos por meio de aplausos, bandeiras, buzinas, apitos, vaias ou outros que produzissem barulho. Apenas no momento do encerramento do debate a plateia seria convidada pelo mediador a saudar a participação de todos com aplausos.
Como a atividade foi realizada no Barracão Municipal, centenas de correligionários das duas coligações superlotaram  o local tornando praticamente impossível controlar as manifestações por parte de algumas pessoas.
Os mediadores e a comissão organizadora tentaram manter a ordem e solicitavam a todo instante que o público colaborasse e evitasse aplaudir ou vaiar os candidatos durante as suas explanações.
Antes de iniciar o IV Bloco e ao perceberem que a situação já estava praticamente fora de controle, os postulantes e organizadores se reuniram para tentar encontrar uma solução.
Assim, a organização em comum acordo com os convidados da mesa achou melhor encerrar o debate faltando quatro blocos para o final.
Enilda Almeida, Diretora do SINTRAPI, lamentou o ocorrido e disse que até então estava encarando a campanha eleitoral como tranquila e dentro do respeito, mas pôde verificar que algumas pessoas deixam a paixão falar mais alto e acabam até prejudicando seus candidatos.
Para ela o Sindicato cumpriu piamente o seu papel e o encerramento do debate antes da conclusão de todos os blocos foi frustrante e só a sociedade saiu perdendo.
Juninho e George assinaram uma carta compromisso, assumindo a responsabilidade de a partir deste momento adotar a Plataforma POR UM MUNICÍPIO DECENTE E DEMOCRÁTICOEles também tiveram acesso a diversas propostas elaboradas pelo sindicato para organização administrativa do município.
Além do AL Notícias do Repórter André Luiz,  a Rádio Independente e o site Ichu Notícias fizeram a cobertura do debate.
Por: André Luiz – AL Notícias
Confira outras imagens do Debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ICHU NOTÍCIAS.

Neste espaço é proibido comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. Administradores do ICHU NOTÍCIAS pode até retirar, sem prévia notificação, comentários ofensivos e com xingamentos e que não respeitem os critérios impostos neste aviso.